O novo Sistema de Pagamento Centrado no Artista (Artist-Centric Payment System, ACPS) é um modelo concebido para beneficiar todos os artistas, independente da sua editora ou do canal de distribuição.
Inscreva-se gratuitamenteOs artistas são pagos de acordo como a sua música é ouvida pelos fãs. Os artistas beneficiam diretamente de incentivos quando as suas músicas são ativamente procuradas pelos fãs, ou são descobertas em playlists do Deezer (não sugeridas por um algoritmo). E qualquer artista com mais de 1000 streams por mês, por pelo menos 500 ouvintes únicos, recebe um incentivo (um stream = dois). Os artistas podem receber estes incentivos em combinação, passando a ter quatro vezes o valor de streams sem o incentivo.
O Deezer também tem como objetivo destacar o trabalho de artistas, eliminando conteúdo irrelevante do seu catálogo (por exemplo, chuva, white noise, etc), e substituindo estes áudios com o seu próprio conteúdo, que não gera royalties. Ao remover este conteúdo, o Deezer direciona o dinheiro para artistas reais.
O montante da assinatura de todos os utilizadores é reunido num fundo comum, que é dividido e distribuído pelos artistas (através dos seus distribuidores), com base em quantas vezes a sua música é ouvida pelos utilizadores. Neste cálculo, cada utilizador é contado com um máximo de 1000 streams por mês (em média, um utilizador faz 600 streams).
Limitar a monetização por utilizador garante uma divisão mais justa da receita entre os artistas, independentemente de quantas vezes um utilizador faz streaming de uma faixa ou artista. O limite máximo de 1000 streams também desencoraja fraudes (quando uma conta faz milhares de streams de uma música ou artista), porque cada utilizador só vai poder contribuir com 1000 streams para o total.
O lançamento do Sistema de Pagamento Centrado no Artista (ACPS) marca um passo significativo para a indústria de streaming de música. Para ler mais sobre o Sistema de Pagamento Centrado no Artista, clique nos links abaixo: