Nascido e criado no bairro do Jóquei Clube, em São Vicente, Júlio Cesar Santos Ferreira, 34, mais conhecido como Neguinho do Kaxeta — em referência à Favela do Caxeta —, é um dos artistas do Funk de São Paulo com maior tempo de caminhada, acumulando mais de 20 anos de estrada, celebrados neste ano.
Tendo iniciado sua carreira ainda quando garoto, aos 14 anos, nos bailes de quermesse de São Vicente e região, NK teve a sua primeira oportunidade no palco da dupla Totô e Cabeça, onde apresentou a canção “Vitorioso (Vê se pode os mané)”. A partir daí, passou a vivenciar o Funk com maior seriedade, profissionalizando-se cada vez mais ao longo dos anos. A música fora gravada no CD da dupla, mas estourou antes mesmo do compacto ser veiculado.
Atualmente, com 01 CD (“Nas ondas do som”, 2007), 02 DVD’s (“Respeita minha história”, 2017 e “Funk on the Beach”, 2019) e um EP audiovisual (“I love quebrada”, 2019), Neguinho do Kaxeta lançou em 2020 seu terceiro DVD. Intitulado “NK 20 Anos de Sucessos”, o álbum celebra estas duas décadas de música elevando o artista a um patamar de pluralidade, explorando o máximo da sua característica versátil. Com participações nada convencionais para o Funk, o DVD mescla nomes como Maneva e Turma do Pagode à conhecidos das quebradas, como Hariel e Lele JP.