Show cover of Convocar a História

Convocar a História

Um podcast semanal coordenado por Fernando Rosas.

Tracks

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974
O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 
58:02 13/04/2022
Conversa sobre o livro "Dos sonhos e das imagens: a guerra de libertação na Guiné Bissau"
O livro "Dos sonhos e das imagens: a guerra de libertação na Guiné Bissau" serve de mote a esta conversa com a autora, Catarina Laranjeiro, moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 
41:44 06/04/2022
Luta Estudantil: crise de 1962
Passam agora 60 anos da chamada "crise académica de 1962". Foi um momento decisivo de contestação à ditadura, funcionando como o culminar de um processo de desafetação estudantil já com alguns anos. E viria a abrir caminho para o período seguinte, em que o movimento se irá politizar e assumir como uma das frentes de contestação ao Estado Novo. Convidámos Álvaro Garrido para conversar com Fernando Rosas e Miguel Cardina sobre a crise, dos seus antecedentes e dos seus impactos.
66:13 30/03/2022
Independência da Argélia
Esta semana, o podcast “Convocar a História” é dedicado à independência da Argélia, proclamada a 5 de julho de 1962. Foi um momento ímpar na nossa História, com enorme impacto nos movimentos anticoloniais e anti-imperialistas. Conversa com Tawfik Hadjadji moderada por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.
74:11 23/03/2022
Serviço Nacional de Cuidados
O trabalho não remete apenas para o trabalho assalariado; é também o trabalho doméstico e o trabalho de cuidados. Em Portugal, este trabalho dos cuidados vale cerca de 4 mil milhões de euros. Fernando Rosas conversa com Mafalda Brilhante e com Andrea Peniche sobre a proposta de criação de um Serviço Nacional de Cuidados. 
60:14 16/03/2022
Conversa sobre o livro "Extrema derecha 2.0"
O mote para a conversa desta semana é o novo livro de Steven Forti, Extrema-Direita 2.0. Da sinopse: “Ainda que claramente ameaçadora, a nova versão encerra perigos que passam facilmente desapercebidos". É sobre estes novos perigos que iremos debater com Steven Forti, numa conversa moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 
48:45 09/03/2022
Crise Climática
Agricultura, floresta, seca, incêndios, extrativismo e energia são alguns dos temas abordados neste debate em que se problematizam a catástrofe ecológica em curso e as propostas comprometidas com uma mudança capaz de garantir sustentabilidade e igualdade no acesso aos recursos. Conversa com Ricardo Vicente moderada por Fernando Rosas e Andrea Peniche. 
52:49 02/03/2022
Domingo Sangrento na Irlanda
No dia 30 de janeiro de 1972, em Derry, na Irlanda do Norte, cerca de dez mil pessoas protestavam contra a repressão e as desigualdades religiosas quando as forças policiais inglesas dispararam contra os manifestantes. Morreram catorze pessoas, seis das quais menores de idade; todas as vítimas estavam desarmadas e cinco foram alvejadas pelas costas. Estes acontecimentos ficaram para a história como "Bloody Sunday", o domingo sangrento. Conversa com Mariana Avelãs moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.
42:09 23/02/2022
Primeira Conferência da Frente Patriótica de Libertação Nacional
A FPLN juntou um conjunto vasto de opositores do Salazarismo, unidos pelo duplo objetivo de derrubar o regime e acabar com a Guerra Colonial, duas faces da mesma luta. Conversa com Susana Martins moderada por Fernando Rosas e Luís Farinha. 
65:57 16/02/2022
Centenário do nascimento de Nuno Teotónio Pereira
Assinalando os cem anos sobre o nascimento de Nuno Teotónio Pereira, convidamos João Afonso para uma conversa com Fernando Rosas e Mariana Carneiro sobre a obra e a vida deste arquiteto. 
53:58 09/02/2022
Massacre de Mukumbura
Em 1971, o relatório dos padres Alfonso Valverde e Martín Hernandez expôs as atrocidades cometidas pelas tropas portuguesas, auxiliadas pela Rodésia, atual Zimbabué, entre abril e novembro desse ano. Os acontecimentos, que ficaram conhecidos por massacres de Mukumbura (Moçambique) foram o mote da conversa com Mustafah Dhada, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.
51:45 02/02/2022
Assalto ao Quartel de Beja
Na noite e madrugada do dia 31 de dezembro de 1961, um pequeno grupo de oficiais, onde avultava a figura do capitão Varela Gomes, deu oportunidade ao assalto de cerca de cinco dezenas de civis ao Quartel do Regimento de Infantaria 3, em Beja. Sob a inspiração de Humberto Delgado (que entra clandestinamente no país para comandar revolta), Manuel Serra conduz os planos do Assalto, que se frustra nos primeiros momentos da eclosão. Conversa com Raul Zagalo, conduzida por Luís Farinha e Fernando Rosas. 
70:32 19/01/2022
Libertação de Goa, Damão e Diu
A anexação de Goa pela União Indiana foi um duro golpe para a lógica imperial do Estado Novo. Convidámos o historiador Pedro Aires Oliveira para uma conversa sobre o assunto com Fernando Rosas e Miguel Cardina.
53:06 15/12/2021
1970/72: Luta Armada
Na fase final do regime, houve um período conhecido como luta armada, com ações bombistas da Ação Revolucionária Armada (ARA) e das Brigadas Revolucionárias. Fernando Rosas conversa com Ana Sofia Ferreira sobre este tema. 
59:48 08/12/2021
As lutas pelo sindicalismo livre nas vésperas do 25 de Abril
Com a chegada ao poder de Marcelo Caetano assiste-se a uma aparente liberalização do corporativismo sindical. Foi sol de pouca dura, porque a partir de 1971 são destituídas e presas as direções dos principais sindicatos da época, numa demonstração clara da impossibilidade de liberalização do sistema corporativo do Estado Novo. Conversa com Daniel Cabrita conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha.
47:31 01/12/2021
Rotura da “Ala Liberal”
Última tentativa de mudar o regime por dentro, o grupo de deputados que ficaria conhecido como "Ala Liberal" entrou para a Assembleia Nacional em 1969. Trazendo dinâmicas de conflito inauditas para a Assembleia Nacional, a sua oposição acabaria todavia por não se materializar em mudanças substanciais, frustrando as suas aspirações liberalizadoras. É sobre a experiência da Ala Liberal que nos fala hoje José Pacheco Pereira, numa conversa conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 
65:40 24/11/2021
A oposição Católica ao Estado Novo
Nesta conversa com Joana Lopes, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro, falamos sobre a oposição dos católicos à ditadura, a importância do seu papel histórico, e a atividade intensa que foi desenvolvida no âmbito das múltiplas organizações e publicações que se interligavam e agiam em diversas plataformas: legais, semi-legais e clandestinas.
60:12 17/11/2021
Abrilada 1961
Entendemos por "Abrilada 1961" o conjunto de acontecimentos ligados à tentativa frustrada de um golpe de Estado levado a cabo por alguns dos mais altos chefes militares. O objetivo desta intervenção seria a deposição de Salazar e a reorganização das Forças Armadas, tendo em vista uma mudança não apenas na política interna, mas também uma resposta às exigências internacionais em relação à questão colonial. Conversa com Aniceto Afonso, moderada por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.
51:54 10/11/2021
1961: O “annus horribilis” de Salazar
Camilo Mortágua esteve no assalto ao Santa Maria, um ato revolucionário que assinalou para o mundo o princípio do fim do regime e do Império Colonial. Conversa com Camilo Mortágua, conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha.
67:27 03/11/2021
Livro: "O futuro já não é o que nunca foi"
Conversa com Francisco Louçã sobre o livro "O futuro já não é o que nunca foi", conduzida por Fernando Rosas e Luís Trindade. 
51:49 27/10/2021
Abertura do Campo do Tarrafal
Num momento em que passam 85 anos da abertura do Campo de Concentração do Tarrafal, convidámos o investigador Víctor Barros para nos falar das diferentes vidas de um local que se tornou símbolo da repressão, mas também da resistência, à ditadura e ao colonialismo. Conversa com Víctor Barros conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 
48:14 20/10/2021
Movimento LGBTQI+ em Portugal, origem e evolução
A potência e as encruzilhadas do movimento LGBTQI+ em análise e debate. Como e por que surge o movimento? Que acolhimento teve/tem no nosso país? Como se articula, se se articula, com os outros movimentos sociais? O que são o pinkwashing e o pink money? A sigla do movimento representa fragmentação caleidoscópica ou inclusão exigente? Qual a agenda atual do movimento? Conversa com Ana Cristina Santos moderada por Fernando Rosas e Andrea Peniche.
65:15 13/10/2021
Noite Sangrenta de 19/10/1921
Na noite de 19 para 20 de outubro de 1921, sob o comando de um grupo desmandado de marinheiros, soldados da GNR e revolucionários civis, uma “Camioneta Fantasma” percorreu a cidade de Lisboa e procedeu à “matança” de seis figuras gradas da República. Pelo horror social que provocou, abriu brechas por onde entraram os generais que puseram termo à República em 1926/27. Conversa com Alice Samara, conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha. 
53:02 06/10/2021
Lisboa, Lugares de Memória Colonial
O debate sobre a articulação entre a memória colonial e o território é hoje um tema incontornável. Partindo do caso de Lisboa, conversámos com Beatriz Gomes Dias sobre a necessidade de descolonizar essas marcas e legados. Com Fernando Rosas e Miguel Cardina. 
59:18 29/09/2021
A terra
A terra-solo, a terra-natureza, terra e tecnologia, a Política Agrícola Comum (PAC), o capital financeiro e os novos modelos de produção ou a luta pela terra são alguns dos temas abordados nesta conversa com Fernando Oliveira Baptista sobre a terra, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.   
70:15 22/09/2021
O Sahara Ocidental, última colónia de África
O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 
56:12 15/09/2021
Centenário Seara Nova
Mais do que a revista fundada em 1921, a Seara Nova foi uma corrente de pensamento, um movimento cultural e um espaço político. É sobre esta intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorre a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade. 
54:02 21/07/2021
Lei de separação do Estado e das igrejas
Até à I Guerra Mundial, uma parte significativa da luta política portuguesa centrou-se no posicionamento das diversas forças políticas face à Lei de Separação do Estado das Igrejas, de 20 de abril de 1911. Conversa com Júlia Leitão de Barros, moderada por Fernando Rosas e Luís Farinha. 
57:02 14/07/2021
Descolonização
A descolonização não foi uma mera transferência de poder. Pedro Pezarat Correia fala connosco sobre as dinâmicas sociais e políticas desse processo longo que reconfigurou também a face do Portugal contemporâneo. Conversa moderada por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 
63:45 07/07/2021
A questão da Palestina
Como se formou o povo palestiniano e como tem resistido? Que perspectivas de futuro? Conversa com Shahd Wadi, moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.   
53:40 30/06/2021

Similar podcasts