Show cover of JR 15 Minutos com Celso Freitas

JR 15 Minutos com Celso Freitas

O JR 15 minutos é um Podcast diário, no ar todo fim de tarde, de segunda a sexta-feira. De maneira ampla e profunda aborda assuntos exibidos no Jornal da Record, numa espécie de mesa redonda com a participação de um repórter e um entrevistado especialista. O programa é comandado pelo apresentador do JR, Celso Freitas, que conduz o bate-papo de até 15 minutos.

Tracks

Impostos sobre compras internacionais de até US$ 50: o que muda?
O Senado Federal aprovou o projeto de lei que prevê a taxação das compras internacionais de até 50 dólares. Após muita discussão nos bastidores, a alíquota foi definida em 20% sobre o valor do produto. Criticada por quem compra, a medida é defendida pela cadeia de produção nacional, que alega uma ameaça para até 18 milhões de empregos e milhares de empresas em todo o Brasil. Quando o novo imposto começará a ser cobrado? Como os consumidores devem calcular o preço final? Para compras acima de 50 dólares, qual é a taxa de importação? E o que essa medida representa para a economia nacional? Luiz Fara Monteiro e a repórter Hariane Bittencourt conversam com a advogada tributarista e professora do Insper, Thais Shingai.
15:53 07/06/2024
Cetamina: como a droga age e os riscos do uso da substância
O trágico caso de Djidja Cardoso, de 32 anos, ex-sinhazinha do Boi Garantido no Amazonas, serve como um alerta para os graves riscos associados ao uso inadequado de cetamina ou ketamina, uma droga utilizada na medicina e na veterinária por suas propriedades sedativas. Djidja Cardoso foi encontrada morta em circunstâncias que, segundo investigações, sugerem o uso da substância. A polícia continua investigando o caso. O que é a droga associada a essa morte? Quais os seus efeitos? E quais são os riscos? Luiz Fara Monteiro e o repórter da RECORD Manaus, Ivan Duarte, conversam com o toxicologista Fernando Soléra.
15:54 06/06/2024
Peeling de fenol: morte após procedimento chama atenção para os riscos
O desejo por uma pele rejuvenescida e livre de imperfeições leva muitas pessoas a buscarem procedimentos estéticos avançados. Entre essas técnicas, o peeling de fenol se destaca por sua capacidade de promover uma renovação profunda da pele. No entanto, este procedimento apresenta riscos significativos que não podem ser ignorados. No início desta semana, um empresário de 27 anos morreu após ser submetido a um peeling de fenol. A esteticista e dona da clínica já se apresentou à polícia para ser ouvida sobre o caso. A situação trouxe à tona os perigos associados ao procedimento. Quais são os principais perigos do peeling de fenol? E os sintomas imediatos de uma reação após a aplicação da técnica? O peeling de fenol deve ser realizado em um hospital ou pode ser feito em uma clínica de estética? E como verificar a qualificação do profissional que vai fazer o procedimento? Luiz Fara Monteiro e a repórter Gabriela Dias conversam com o cirurgião plástico do Hospital Moriah, André Perez Pontes.
15:53 05/06/2024
Eleições no México: país elege a primeira mulher para a presidência
A física Claudia Sheinbaum, de 61 anos, foi eleita presidente do México e será a primeira mulher a ocupar o cargo. Ex-prefeita da Cidade do México, ela foi apoiada na eleição pelo atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, e vai comandar a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil. Quais são os maiores desafios da nova presidente mexicana? Que medidas podem ser adotadas em relação à crescente violência no país? Como controlar o fluxo de imigrantes, que afeta a relação entre México e Estados Unidos? E o que muda para o Brasil? Luiz Fara Monteiro e o correspondente dos Estados Unidos, Vandrey Pereira, conversam com o cientista político e analista de Inteligência Qualitativa na Fundação Getulio Vargas (FGV), Leonardo Paz Neves.
15:48 04/06/2024
Ovos: benefícios para a saúde e para o bolso, com cuidados no consumo
A produção de ovos no Brasil vem crescendo a cada ano. Em 2023, foram mais de 52 bilhões de unidades e o consumo médio de cada brasileiro, foi de 242 ovos. Considerado como vilão no início dos anos 1990, o ovo, atualmente, além de levar sabor e saúde à mesa, é um dos alimentos preferidos para quem faz dietas, seja para emagrecer ou ganhar massa muscular. Além disso, faz parte de uma indústria bilionária. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, só no ano passado, a produção do alimento movimentou quase 25 bilhões de reais na economia brasileira. Vermelho, caipira, light, orgânico? Quais as diferenças entre os ovos mais vendidos no Brasil? Quais são os principais benefícios do consumo? Os riscos? E existe um imite para a ingestão diária? Celso Freitas e a repórter Cleisla Garcia conversam com o médico nutrólogo do Hospital Moriah, Marcelo Cássio de Souza.
15:41 03/06/2024
Câncer infantojuvenil: como identificar os sinais?
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que, até 2025, o Brasil poderá ter cerca de 8 mil novos casos confirmados de câncer em crianças e adolescentes. A doença é a segunda causa de morte entre esse grupo no Brasil, atrás apenas de acidentes. Dados recentes mostram que, em um ano, mais de 2 mil mortes foram registradas. Quais são os tipos mais comuns de câncer na infância? Entre as crianças e adolescentes, a doença costuma dar sinais e se desenvolver rapidamente? E como falar sobre o câncer com os pequenos? Celso Freitas e a repórter Giovanna Risardo conversam com o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Neviçolino Pereira de Carvalho Filho.
15:56 31/05/2024
Diagnóstico precoce pode evitar a principal causa de perda de visão
A saúde ocular enfrenta grandes desafios no Brasil. Por isso, campanhas de saúde pública têm desempenhado um papel importante na redução do glaucoma. Um monitoramento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia identificou que, ao longo dos últimos cinco anos, a cegueira foi evitada em cerca de 300 mil brasileiros. O que é o glaucoma? Quem pode desenvolver essa doença? E quais são as opções de tratamento? Existe cura? Celso Freitas e a repórter Adriana Perroni conversam com a médica oftalmologista e presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Wilma Lelis Barboza.
15:57 30/05/2024
Ozempic: medicamento para diabetes reduz risco de doenças renais
Uma pesquisa recente indicou que a substância semaglutida, mais conhecida no Brasil pelo nome comercial do remédio Ozempic, pode também reduzir as complicações associadas à doença renal crônica em pacientes diabéticos. O medicamento, desenvolvido para o tratamento de diabetes tipo 2, é um fenômeno mundial de vendas, desde que foi identificado seu potencial no combate à obesidade, pelo efeito de redução do apetite. Qual a relação entre o diabetes e a saúde dos rins? Por que o uso do Ozempic pode ser um avanço importante no manejo dessas condições? Esse novo efeito pode aumentar a demanda pelo medicamento e afetar sua oferta? Celso Freitas e a correspondente da Record nos Estados Unidos, Juliana Rios, conversam com a médica endocrinologista do Hospital Moriah, Aliny Weber.
15:05 29/05/2024
Os programas de ajuda financeira para as famílias atingidas pelas cheias no RS
Famílias do Rio Grande do Sul que foram atingidas pelas enchentes já podem confirmar seus dados, para receber o “Auxílio Reconstrução” do Governo Federal, no valor de R$ 5,1 mil. O governo do Rio Grande do Sul aumentou para 100 milhões o total de dinheiro destinado ao programa “Volta por Cima”, destinado a famílias vulneráveis que ficaram desabrigadas e desalojadas. Esta semana serão incluídas mais de 21 mil famílias entre as beneficiadas pelo Bolsa Família no estado. Quais são os programas sociais que estão destinados às milhares de famílias gaúchas que terão que reconstruir suas vidas? Quais as dificuldades em fazer esse dinheiro chegar a famílias que, muitas vezes, perderam todos os seus documentos? Como é feito o cadastramento e o controle dos beneficiados? E quais os próximos passos depois desse apoio emergencial? Celso Freitas e a repórter Ingrid Griebel conversam com o secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel.
15:42 28/05/2024
Suplementos alimentares: os riscos de golpes e do consumo incorreto
Um esquema ilegal de venda de suplementos alimentares fora do prazo de validade foi descoberto pela polícia em São Paulo. Uma preocupação a mais em relação ao consumo desse tipo de produto. Indicados para casos específicos, os suplementos alimentares são usados muitas vezes para pessoas que não precisam deles. Outros, consomem em níveis superiores aos recomendados. E há aqueles ainda que consomem sem saber dos riscos associados. Quais os riscos do consumo sem indicação? Quando o consumo pode trazer mais riscos que benefícios à saúde? Como identificar produtos confiáveis? E, afinal, quem precisa de suplementos? Celso Freitas e o repórter André Tal conversam com o médico nutrólogo do Hospital Moriah, Marcelo Cássio de Souza.
15:04 27/05/2024
Tragédia familiar: o que leva um filho a matar os pais?
A equipe de investigação começa a ouvir familiares do adolescente de 16 anos, que matou os pais e a irmã em São Paulo. A Polícia Civil investiga se ele agiu sozinho ou se houve influência de terceiros. Ele foi encaminhado para uma unidade da Fundação Casa. Assassinar o pai ou a mãe (ou os dois), tem um nome: parricídio. Os casos são assustadores, ganham repercussão e provocam debate na sociedade. O que leva um filho a matar os pais? Este comportamento pode ser considerado psicopatia? Quais são os graus da perversidade? Uma criação rígida pode provocar graves efeitos emocionais nos filhos? Celso Freitas e a repórter Cleisla Garcia conversam com a psicóloga Liliana Seger.
15:52 24/05/2024
31 de maio; data-chave para o Imposto de Renda 2024 está chegando
A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 já está disponível. Os pagamentos serão feitos a partir de 31 de maio. Mesmo dia em que acaba o prazo para entrega da declaração. Neste ano, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações em todo o Brasil. Como consultar o primeiro lote de restituição? Qual a ordem das prioridades para receber o que foi pago a mais de Imposto de Renda em 2023? E o que fazer se o seu nome não aparecer em nenhum dos cinco lotes? Celso Freitas e o repórter Emerson Ramos conversam com o auditor-fiscal e supervisor do Imposto de Renda no Estado de São Paulo, Ricardo Roberto Mendes Ribeiro Junior.
15:40 23/05/2024
O desafio da volta às aulas no Rio Grande do Sul
Em meio à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, muitas escolas suspenderam as atividades. Mas, 20 dias depois do início da tragédia, algumas instituições começam a retomar as aulas. Nesta semana, cerca de 40 escolas da rede municipal de Porto Alegre voltaram a funcionar. Na rede estadual, quase 1.700 instituições retomaram as atividades e 660 continuam fechadas. Como o nível da água ainda está alto em vários pontos, não se sabe o tamanho do estrago nas escolas e nem nas casas de muitos estudantes e professores. Como o desastre climático afeta o direito à educação? Quais são os prejuízos a médio e longo prazo? Qual é a prioridade da Educação, entre todas as necessidades do povo gaúcho? Celso Freitas e o repórter Jairo Bastos conversam com a secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira.
15:43 22/05/2024
Morte do presidente do Irã: qual o futuro do país?
Após a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e de outras sete pessoas ligadas ao governo em um acidente de helicóptero, o país anunciou cinco dias de luto e novas eleições. O corpo do presidente iraniano foi encontrado em uma região de difícil acesso. Líderes globais lamentaram o ocorrido. Quais os desdobramentos da morte do presidente dentro do Irã? A mudança pode afetar o equilíbrio de forças no Oriente Médio? Isso pode influenciar a guerra de Israel contra o Hamas, que recebe apoio direto do Irã? Celso Freitas e o repórter Filipe Brandão conversam com o professor de Relações Internacionais da ESPM, Gunther Rudzit.
15:31 21/05/2024
Zolpidem: novas regras para reduzir uso abusivo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, recentemente, uma resolução que deixa as regras para a prescrição do Zolpidem - um medicamento indicado para o tratamento de insônia - mais rígidas. A medida foi adotada a partir do aumento de relatos de uso irregular e abusivo relacionados ao uso do remédio. O que muda com as novas normas? O Zolpidem é seguro? Como ele age no organismo? E quais os efeitos colaterais? Celso Freitas e o repórter Romeu Piccoli conversam com a neurologista e pesquisadora do Instituto do Sono, Dalva Poyares. 
15:00 20/05/2024
Show cancelado: o que o consumidor deve fazer?
Os recentes cancelamentos de shows confirmados por artistas como Ivete Sangalo e Ludmilla têm causado preocupação e decepção aos consumidores, que adquiriram ingressos por meio de plataformas de vendas. As artistas alegam problemas com a produtora de eventos? Mas, e o dinheiro do público será devolvido? Só nos primeiros meses deste ano, o Procon registrou mais de mil reclamações relacionadas à dificuldade de devolução de valores pagos em eventos de entretenimento. Quais são os direitos de um consumidor após o cancelamento de um evento? Como pedir reembolso? Em caso de espetáculos, as produtoras têm um prazo para devolver o dinheiro? Em quais situações o consumidor deve acionar um serviço de defesa? Celso Freitas e a repórter Cleisla Garcia conversam com a assessora executiva da Fundação de Proteção e Defesa de Consumidor (Procon-SP), Patrícia Dias.
15:03 17/05/2024
Enchentes no Rio Grande do Sul: tragédia, resgate e acolhimento dos animais
Animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul estão sendo acolhidos por equipes de salvamento e voluntários. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), mais de 11 mil animais de estimação e silvestres foram resgatados. Muitos, no entanto, não sobreviveram às inundações. Quais são os desafios no resgate de animais durante enchentes? E o que acontece após o resgate? Como os tutores podem reencontrar seus pets? Celso Freitas e a jornalista Lidiane Shayuri conversam com a presidente do Instituto Ampara Animal, Juliana Camargo.
15:57 16/05/2024
Hipertensão: novas regras para diagnóstico da doença
Você tem pressão alta? A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), divulgou novas orientações para o diagnóstico de hipertensão arterial, doença crônica que atinge três em cada 10 adultos no mundo. As alterações são para o diagnóstico e tratamento da enfermidade. Quais regras os profissionais e pacientes devem seguir para um diagnóstico mais preciso? A doença é silenciosa na fase inicial, mas, é possível identificar os sinais? E quais são os aliados no combate à pressão alta? Celso Freitas e o repórter Fábio Menegatti conversam com o médico cardiologista do Hospital Moriah, André Leme.
15:48 15/05/2024
Desenrola Pequenos Negócios: renegociação de dívidas para microempreendedores
Os bancos começaram a oferecer os benefícios do “Desenrola Pequenos Negócios”. O programa é voltado para a renegociação de dívidas bancárias de MEIs, os Microempreendedores Individuais; micro e pequenas empresas. Organizado pelo Governo Federal, o programa pode beneficiar mais de 6,5 milhões de empreendimentos em todo o Brasil. Como vai funcionar o “Desenrola” para os pequenos negócios? Quais são os limites para participar do programa? Todas as dívidas serão consideradas no programa? Celso Freitas e a repórter Lívia Veiga conversma com o gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Valdir Oliveira.
15:25 14/05/2024
Rio Grande do Sul: os efeitos da tragédia climática à saúde mental
O desastre natural que aconteceu no Rio Grande do Sul destruiu casas e famílias. Já são mais de 100 mortos e milhares de desabrigados. Tragédias como essa deixam cicatrizes profundas, não só físicas, mas também emocionais. Para ajudar a população a enfrentar esta situação, diversos órgãos promovem ações relacionadas aos cuidados mentais. Além disso, o governo do estado anunciou um repasse de R$ 10 milhões para a saúde mental da população gaúcha. Como as enchentes no Rio Grande do Sul abalam emocionalmente as vítimas? Quais lugares oferecem apoio e cuidados? E os voluntários do Rio Grande do Sul, precisam de suporte psicológico? Celso Freitas e a repórter Giovanna Risardo conversam com o médico psiquiatra e especialista em traumas, Gustavo Estanislau.
15:50 13/05/2024
Rio Grande do Sul: os seguros cobrem desastres naturais?
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetam mais de 1,3 milhão de pessoas. Por enquanto, os esforços são para socorrer os atingidos. Mas, passado o pior momento da crise, será a hora de contabilizar os prejuízos. Diante dos estragos de residências, veículos e de outros bens, muitas pessoas se perguntam: o seguro cobre danos de desastres naturais? Todas as apólices têm proteção para prejuízos causados por tempestades? E como as empresas podem acionar o seguro? A tragédia pode impactar o preço de seguros para clientes de todo o país? Celso Freitas e a repórter Gabriela Dias conversam com o especialista em seguros e professor da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Evandro Baptistini. 
15:37 10/05/2024
Selic: taxa básica cai mais devagar e juro continua nas alturas
O Comitê de Política Monetária do Banco Central, o Copom, anunciou mais uma redução da taxa básica de juros da economia brasileira. Utilizada como instrumento para controlar a inflação, a Selic influencia todas as demais taxas de juros do país, como aquelas que incidem sobre financiamentos, empréstimos e aplicações financeiras. Por que após uma sequência de cortes de meio ponto a redução da Selic foi desacelerada? Como essa decisão vai impactar o custo de vida das pessoas? E a tragédia no Rio Grande do Sul tem influência na decisão do Banco Central? Celso Freitas e a repórter Adriana Perroni conversam com economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Alberto Ajzental.
15:43 09/05/2024
SAF: o modelo de "sociedades anônimas de futebol" é bom para os clubes brasileiros?
Terminou de forma discreta e até certo ponto constrangedora, a passagem de Ronaldo Nazário como dono do Cruzeiro. Ídolo do clube mineiro, onde surgiu como atleta, o ex-jogador assumiu o comando da Raposa em dezembro de 2021, pouco tempo após criação da lei das Sociedade Anônimas do Futebol, as conhecidas “SAFs”. Afundado numa crise financeira e política, o Cruzeiro que, na época, acumulava dois anos na Série B, foi o primeiro grande do Brasil aderir ao modelo. Na sequência, vieram outros como o Vasco, Coritiba, Bahia, Botafogo e Atlético Mineiro. Agora, o dono do Cruzeiro é o empresário Pedro Lourenço, o Pedrinho, torcedor do clube. O que muda no time mineiro com a mudança? Quais as vantagens de um clube em se tornar “SAF”? E o balanço das gestões dos clube-empresas é positivo? Celso Freitas discute o assunto com o advogado membro da Comissão de Direito Desportivo da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP), Luiz Felipe Santoro, e com o colunista do Portal R7, Cosme Rimoli.
15:29 09/05/2024
Rio Grande do Sul: o impacto da tragédia para a economia do Brasil
O Rio Grande do Sul enfrenta o pior desastre climático de sua história. Mais de 1 milhão e 300 mil pessoas foram afetadas, sendo mais de 200 mil desalojados, com 50 mil em abrigos. O número de mortos se aproxima de 100 e o índice de desaparecidos ainda é alto, são 132 pessoas. Mas enquanto os esforços se concentram para socorrer as vítimas, o Governo Federal, especialistas, federações e associações já estimam os impactos econômicos. De acordo com a Confederação Nacional de Munícipios, o prejuízo financeiro provocado pelo desastre já chega a quase R$ 559,8 milhões. O levantamento se refere apenas a algumas cidades onde já foi possível mensurar danos. Sendo assim, os prejuízos serão maiores. Uma tragédia que afeta diretamente um estado, mas terá repercussões em todo o país. Como a situação de calamidade do Rio Grande do Sul vai impactar a economia brasileira? Qual é o papel do estado no cenário econômico do país? E quais os principais desafios para a reconstrução? Celso Freitas e o repórter Emerson Ramos conversam com a economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carla Beni. 
15:54 07/05/2024
Eleições 2024: prazo para regularizar situação eleitoral acaba quarta (8)
O prazo para regularização do título de eleitor termina na quarta-feira (8). O Tribunal Regional Eleitoral do estado de São Paulo recebeu, nos últimos dias, mais de 20 mil eleitores, ultrapassando um milhão de atendimentos em quatro meses. Eleitor em situação irregular não poderá votar nas eleições municipais, em 6 de outubro, para a escolha de prefeitos e vereadores. Como regularizar o título eleitoral? Quais são as principais datas do calendário eleitoral de 2024? E a importância do voto? Luiz Fara Monteiro e a repórter Vanessa Lima conversam com a Secretaria de Comunicação Social do TRE-SP, Eliana Passarelli.
15:43 06/05/2024
Tragédia no RS: como evitar desastres por chuvas extremas?
O Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública devido às chuvas, que provocaram estragos em quase 150 cidades e deixaram dezenas de mortes. Uma barragem se rompeu e a água ameaça cidades próximas. Duas outras barragens correm o risco de entrar em colapso. Os temporais já chegaram também a vários municípios de Santa Catarina. O que provocou esse período de chuvas tão intensas no Sul do país? Até quando os temporais vão continuar na região? As cidades brasileiras estão prontas para o agravamento dos fenômenos climáticos? O planejamento urbano pode reduzir os estragos provocados por temporais? Luiz Fara conversa com a meteorologista da Climatempo, Alana Gabriela, e com a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, Viviane Rubio.
15:25 03/05/2024
Maio Amarelo: como evitar acidentes no trânsito?
A campanha Maio Amarelo 2024, um movimento de conscientização sobre segurança no trânsito, começou na última terça-feira (30) nas rodovias federais. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país em número de mortes em acidentes de trânsito, atrás somente da Índia e da China. Em São Paulo, por exemplo, foram registrados sete acidentes com feridos por hora, nos três primeiros meses deste ano. Quais são as principais causas dos acidentes de trânsito? Como inibir comportamentos de risco nas estradas brasileiras? A impunidade no trânsito é uma das causas de tantas mortes e acidentes? Luiz Fara Monteiro e o repórter Filipe Brandão conversam com o engenheiro especialista em acidentes de trânsito e coautor do livro “Dinâmica dos Acidentes de Trânsito”, Rodrigo Kleinubing.
15:13 02/05/2024
Telemarketing: como evitar as chamadas indesejadas?
A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou novas medidas para combater os abusos de empresas de telemarketing com as chamadas indesejadas. A partir do dia 1º de junho, empresas que não se adaptarem às novas regras poderão ser bloqueadas pela Anatel. Embora a agência tenha adotado medidas para reduzir esse problema desde 2019, muitos consumidores ainda se queixam do excesso de ligações. Como evitar receber dezenas de ligações telefônicas por dia, que não te interessam? Por que existem chamadas curtas, que caem logo depois de serem atendidas, sem ninguém falar? O que fazer se uma empresa de telemarketing liga com frequência excessiva? Celso Freitas e o repórter Michael Keller conversam com o advogado e ex-secretário nacional do consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Arthur Rollo.
15:49 01/05/2024
Bronquiolite: aumenta o número de internações de crianças
O número de crianças de até 2 anos internadas com bronquiolite vem crescendo nas últimas oito semanas. O alerta é da fundação Oswaldo Cruz, a FIOCRUZ, que aponta que o vírus sincicial respiratório, o VSR, que provoca a doença, é responsável por quase 60% do total de casos recentes de síndromes causadas por vírus respiratório entre crianças, superando a Covid-19. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, autorizou o registro de uma vacina destinada à prevenção contra o VSR. Como a bronquiolite afeta o sistema respiratório? Quais as possíveis causas e os principais sintomas da doença? E como será feita a aplicação deste imunizante? Celso Freitas e a repórter Gabriela Dias conversam com o médico infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri.
15:45 30/04/2024
Segurança Alimentar: 7,4 milhões de pessoas ainda passam fome no Brasil
A insegurança alimentar moderada ou grave atingia 7 milhões e 400 mil famílias brasileiras no último trimestre de 2023, o que representa 9,4% do total de lares do país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD contínua, do IBGE. Ao todo, 20 milhões e 600 mil pessoas têm uma alimentação abaixo do ideal. Os números estão em queda, mas ainda seguem longe do ideal. Por que o Brasil, como um dos maiores produtores de alimentos do mundo ainda enfrenta esse problema? Quais são as regiões onde a insegurança alimentar é mais grave? E como acelerar a redução desse índice? Celso Freitas e o repórter Carlos Brito, de Belém, conversam com a coordenadora regional de programas de alimentação escolar na América Latina e Caribe da FAO, Najla Veloso.
15:38 29/04/2024

Similar podcasts