Show cover of Amazonas: mentira tem preço

Amazonas: mentira tem preço

Por oito meses, monitoramos, mapeamos e investigamos redes de mentiras e desinformação no Amazonas que atuam contra a proteção da floresta e os povos indígenas. Este podcast faz parte do projeto Amazonas: mentira tem preço - https://mentiratempreco.infoamazonia.org . É uma produção dos comunicadores indígenas da Rede Wayuri, de São Gabriel da Cachoeira (AM) em parceria com a FALA produtora e do InfoAmazonia.

Tracks

#5 Lições da mitologia indígena contra as fake news
Você já caiu em uma fake news? Ouviu uma mentira e achou que fosse verdade? O comunicador indígena Irinelson, da etnia tukano, entrevistou o filósofo e antropólogo indígena Dagoberto Azevedo, também tukano, para entender como as lições das mitologia indígena brasileira ajudam a combater as fake news.  Este é o quinto episódio do podcast Amazonas: mentira tem preço, produzido pela Rede Wayuri de comunicadores indígenas de São Gabriel da Cachoeira, AM, em parceria com a FALA e o InfoAmazonia. Confira outros episódios e nossas investigações em: https://mentiratempreco.infoamazonia.org/ 
16:05 06/05/22
#4 Violência de gênero e fake news contra mulheres lideranças indígenas
Campanhas de desinformação e ataques virtuais contra mulheres lideranças indígenas é o tema do quarto episódio da série Amazonas: mentira tem preço, produzido pelos comunicadores indígenas da Rede Wayuri. Mentiras contadas como verdades tornaram-se mais um obstáculo para mulheres que anunciam candidaturas e as que assumem protagonismo  Confira os demais episódios e as reportagens do projeto, realizado pela produtora FALA e pelo InfoAmazonia: https://mentiratempreco.infoamazonia.org/
42:09 25/04/22
#3 Mudanças climáticas na sua vida e na vida dos povos indígenas
Esta semana viemos falar com vocês sobre as mudanças climáticas e porquê todes nós precisamos nos preocupar com isso.  Nossos parceiros da Rede Wayuri @redewayuri, contam o impacto da crise do clima na Amazônia e na vida das aldeias, e aí a gente percebe como o que acontece lá tem tudo a ver com a nossa vida fora da floresta. Também contamos das fake news (ou "ichatika" na língua indígena Baniwa) que espalham por aí, dizendo que mudança climática não existe.  As mudanças climáticas estão aí e podem ser percebidas por todes nós: verões mais quentes e secas históricas, chuvas torrenciais varrendo vidas nas cidade, enchentes que batem recordes.  São muitos os alertas que chegam pela natureza, pelos cientistas e pelos povos indígenas, tradicionais e comunidades quilombolas.  A boa notícia é que ainda dá tempo de agir. Vem! 
20:38 19/04/22
#2 Marcha para adiar o fim do mundo: Acampamento Terra Livre 2022
Você sabe por que mais de 7 mil indígenas foram à Brasília? Eles marcham contra a liberação de mineração e outras atividades exploratórias que vão terminar em desmatamento, contaminação por mercúrio (toneladas são usadas na atividade garimpeira) e morte dentro e fora da comunidade, uma vez turistas, moradores da cidade e quem come os peixes que chegam de lá também são impactados. Eles vieram para mostrar a força do rio, da floresta em pé e dos povos do Brasil. Convidamos todes a entender o cenário de guerra que os povos da Amazônia Legal vivem, o movimento indígena e, claro, um pouquinho da história dos comunicadores indígenas que nos ajudam a mergulhar nessas histórias. Vem! 
19:26 12/04/22
#1 Fake news na floresta
Mentiras e desinformação podem determinar o futuro da Amazônia. Comunicadores indígenas da Rede Wayuri, nossos parceiros na produção do podcast,  contam como as fake news impactam o território e os desafios da comunicação entre rios. Conheça, ainda, um pouco da vida de cada um desses comunicadores.   Esse podcast faz parte do projeto Amazonas: mentira tem preço - https://mentiratempreco.infoamazonia.org . Por oito meses, monitoramos, mapeamos e investigamos redes de mentiras e desinformação no Amazonas que atuam contra a proteção da floresta e os povos indígenas. Todas as histórias estão no nosso site. . 
33:46 31/03/22