Show cover of Em Obras

Em Obras

Em Obras é o podcast da Fundação Bienal de São Paulo, oferecido pela Bulgari. Uma experimentação em áudio com artistas, curadores e convidados da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível. Em 14 episódios, esta temporada propõe uma continuação – dentro dos seus ouvidos – das experiências, encontros e inspirações da exposição.

Tracks

8. Bruno F. Duarte
Bruno F. Duarte, pesquisador voltado ao trabalho do cineasta Marlon Riggs e curador de cinema documentário, narra a trajetória de Riggs, destacando a importância de suas obras para a representatividade da comunidade negra, especialmente para aqueles que se identificam como LGBTQIA+, além de explorar como a revelação da soropositividade do cineasta moldou a produção do documentário "Línguas Desatadas" – exibido na 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível.
15:11 2/20/24
7. Zumví Arquivo Afro Fotográfico
Lázaro Roberto, fotógrafo e cofundador do Zumví Arquivo Afro Fotográfico, junto a José Carlos, pesquisador e produtor do Zumví, compartilham suas experiências ao adentrar no universo da arte e contam as histórias por trás de algumas fotografias selecionadas para integrar a 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível.
11:47 2/6/24
6. Ayrson Heráclito e Tiganá Santana
Ayrson Heráclito, artista visual, pesquisador, curador e professor, e Tiganá Santana, compositor, cantor, curador, poeta, multiartista, tradutor e professor, exploram o processo colaborativo por trás de sua obra conjunta, Floresta de infinitos, exposta na 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível.
13:43 1/30/24
5. Dan Lie e Natalia Borges Polesso
Dan Lie, artista da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, e Natalia Borges Polesso, escritora, tradutora e pesquisadora do apocalipse, discutem a obra Outres. A conversa aborda reflexões profundas sobre seres invisíveis com que compartilhamos o planeta Terra, questões de gênero, morte e o papel transformador da arte.
15:11 1/23/24
4. Rosa Gauditano
Rosa Gauditano, fotógrafa e artista da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, conta a história por trás das fotografias tiradas no Ferro's Bar e na boate Dinossauros – pontos de encontro icônicos de mulheres lésbicas no centro da cidade de São Paulo durante os anos da ditadura militar.
13:13 1/16/24
3. Dione Moura e Inaicyra Falcão
Inaicyra Falcão, artista da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, e Dione Moura, pesquisadora e professora da Universidade de Brasília, além de relatora do projeto de cotas da UnB, debatem sobre a relevância da educação e das políticas de ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena, bem como da efetivação da lei de cotas, e sobre o papel fundamental dessas iniciativas no aumento da representatividade e participação de pessoas negras em espaços diversos.
17:29 12/20/23
2. Tadáskía
Tadáskía, artista da 35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível, revela os bastidores do seu processo criativo na elaboração das obras "Desenhando animada" e "Ave preta mística", explorando a inspiração e a experiência sensorial por trás de sua criação.
14:37 12/12/23
1. Denilson Baniwa e Louise Lenate
Louise Lenate Ferreira da Silva, arquiteta e urbanista, curadora da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, e Denilson Baniwa, artista da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, mergulham na história do Parque Ibirapuera e no significado do terreno que abriga a Bienal de São Paulo, explorando suas tensões e contradições ao longo do tempo.
21:27 12/4/23
Episódio Extra: Diane Lima e Gabriel Massan
Gabriel Massan, artista que destaca-se por suas obras inovadoras, utilizando tecnologias como Inteligência Artificial, realidade aumentada, esculturas virtuais, interatividade e hologramas, compartilha sua jornada criativa com Diane Lima, do coletivo curatorial da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível. Desde sua origem em Nilópolis, Rio de Janeiro, Gabriel redefiniu sua conexão com a arte e a tecnologia, resultando em projetos notáveis, incluindo a reinterpretação da icônica serpente da Bulgari em celebração aos 75 anos da marca.
34:40 12/4/23

Similar podcasts