Show cover of O lado i

O lado i

Podcast dedicado ao Empreendedorismo e Inovação que movem e transformam negócios e pessoas. O lado i nasceu da vontade de poder compartilhar meu acesso a pessoas incríveis e inspiradoras, que fui conhecendo ao longo da minha carreira. Sempre costumei manter esse network ativo através de cafés informais, onde as conversas eram reais, sem filtros e com muito, mas muito aprendizado. Nesse podcast convido você a puxar a 3a cadeira para acompanhar esses papos e reflexões. Quer saber mais? Siga também o lado i no Facebook, Instagram, YouTube ou no site www.oladoi.com.br

Tracks

Porra, Empreendi!
Nesse episódio o papo será sobre empreendedorismo no segmento da educação e saúde. Minha convidada é administradora de empresas, com pós-graduação em Marketing. Ela atuou durante 25 anos, em posições de liderança, em grandes empresas da indústria farmacêutica. Deixou o conforto do crachá para empreender. Fundou e lidera a Orentt Medical, que tem a missão de transformar a educação médica com metodologias atuais de ensino – pautadas na interdisciplinaridade, inovação e disrupção - ao lado de alguns dos médicos mais renomados do país e de diferentes especialidades. Qual foi o click que motivou a Val a deixar uma carreira promissora para fazer um salto de fé em um novo negócio?
49:51 07/20/2022
Honestidade radical sobre a transformação do Direito
Nesse episódio uma conversa com "hostedidade radical" sobre as transformações na prática do Direito e sobre os principais desafios de liderar uma startup no setor Jurídico. Como advogado, atuou em escritórios e empresas, tendo experiência em tributário, contratos e societário. Graduou-se pela Faculdade de Direito Milton Campos e fez MBA na Fundação Dom Cabral. Foi um dos precursores da discussão sobre os impactos da tecnologia na transformação do mundo jurídico, tendo palestrado no TEDx sobre "O futuro do Direito" e organizado o primeiro curso de Design Thinking para advogados do Brasil. Como empreendedor fundou e é CEO da Linte, uma startup que ajuda as empresas a eliminarem burocracias e gerenciarem contratos digitalmente. Preparado e preparada? play!!!!
56:06 04/07/2022
O que você deveria saber sobre trabalhar em startups? mas ninguém conta.
Minha convidada tem mais de 20 anos de experiência em liderança de estratégias de Marketing/Growth/Marca/Mídia/Comunicação em empresas multinacionais e startups. Trabalhou 14 anos na Nextel, 4,5 anos no Spotify e nos últimos 4 anos atuou em 3 startups, Guiabolso (fintech), Lingokids (edtech) e Loft (proptech) ajudando a escalar o negócio e construir a marca. Formada em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado, pós-graduada em Gestão de Negócios e MBA em Gestão de Sustentabilidade, ambas pela FGV-EAESP e participação em programas executivos da Singularity University, Oxford Saïd Business School e INSEAD. Nesse episódio batemos um papo solto e aberto sobre nossos aprendizados e experiências trabalhando em startups. Venha descobrir o que ninguém conta.
55:32 03/22/2022
Disrupção Construtiva na P&G
Marcos Bauer é graduado em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) com MBA pela FIA e está na P&G há mais de 15 anos. Atualmente é Diretor sênior de Inteligência de Mercado e desenvolvimento de categorias, com responsabilidade Analytics & Insights, Trade Marketing, Desenvolvimento de Categoria e Disrupção Construtiva. Venha descobrir caminhos para inovar em uma empresa multinacional e quais os principais desafios para crescer os negócios. O papo está recheado de dicas valiosas e ótimas reflexões.
50:58 02/23/2022
Foda-se a piscina de bolinhas!
Nesse episódio tive um papo aberto com uma empreendedora incansável, com uma trajetória inspiradora de resiliência. A Tatiana Pezoa fundou seu primeiro negócio em 97 e desde então já cocriou 3 startups – detalhe: todas faliram. Idealizou até uma página no Instagram chamada “foda-se a piscina de bolinhas” para mostrar as diferenças entre o empreendedorismo romântico e o real. Em uma nova tentativa empreendedora, junto com seu marido Horácio, fundou a Trustvox, onde conseguiu ser líder de mercado em opiniões e reviews, recebendo, no final de 2018, uma oferta de aquisição do ReclameAQUI. Com o Exit nas mãos, não resistiu e criou outra startup chamada Outbound Sales, que é uma escola digital para desenvolver profissionais de vendas outbound e que indica seus melhores alunos para empresas. Iniciou as operações em meio a pandemia, e já é a maior EdTech nesse segmento, com clientes como Cora, Idwall, Vindi, Vittude, Docket, entre outros.
59:28 12/07/2021
Desafios de um empreendedor por acaso
Pegue seu café e puxe uma cadeira, porque esse vai ser sobre os aprendizados de uma jornada nada linear de empreendedorismo. Meu convidado é profissional de comunicação há mais de 15 anos e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde também se graduou em Relações Públicas. Sua trajetória como empreendedor começou por acaso lançando um jornal para os alunos da Universidade Mackenzie, que se transformou no maior portal para alunos universitários do Brasil. Vem descobrir como tudo isso aconteceu.
50:56 10/20/2021
Liderança em tempos de crise
Meu convidado é fundador e CEO do Mercado Eletrônico, empresa brasileira fundada em 1994 e líder em soluções de e-commerce B2B na América Latina. Com escritórios no Brasil, México, EUA e Portugal, contabiliza mais de 1 milhão de fornecedores, 8 mil compradores e transaciona um valor acima de R$ 100 bilhões em negócios todos os anos. O ME é GPTW (Great Place To Work) e está na lista das melhores empresas para trabalhar nos rankings Brasil e TI, nas edições 2018, 2019 e 2020. Empreendedorismo é relacionado a empresas jovens, mas o Mercado Eletrônico cresceu sem perder os princípios de colaboração, autonomia e colaboração, que o fizeram ser reconhecido por 3 anos como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Descubra nesse papo que tive com o Eduardo os porquês.
42:12 10/06/2021
CEO com DNA empreendedor
Nesse episódio a conversa será sobre inovação de negócios e de carreira decodificando uma carreira profissional transitando entre o empreendedorismo e o intraempreendedorismo. Meu convidado é formado em Tecnologia da Informação e com MBA em Administração e Negócios. Iniciou sua carreira empreendendo. Fundou e geriu uma empresa de TI por 15 anos. Pivotou sua carreira rumo ao mundo corporativo, onde foi executivo na Oracle e no Gartner por quase 8 anos. Em dezembro de 2020 fez uma nova mudança, agora para uma a Zitrus, uma Healthtech catarinense que desenvolve softwares de gestão para operadoras de planos de saúde, onde é CEO.
48:42 09/22/2021
Longevidade e o Futuro do Trabalho
Uma conversa leve sobre os grandes desafios de envelhecer, o futuro do trabalho e sobre empreendedorismo. Meu convidado é graduado em administração pela FGV, tem MBA pelo IBMEC, pós em Transdisciplinaridade e mestrado em liderança organizacional. Ariano e inquieto tem mais de 20 anos de experiência em gestão de mudanças, modelagem de redes e negócios de impacto social e longevidade. Há 3 anos fundou a Labora, uma startup que tem como missão ampliar a inclusão produtiva de pessoas com mais de 50 anos, atuando em parceria com Accenture, Oracle, Itaú, Americanas, Sanofi, entre outras. Esse trabalho já foi certificado internacionalmente por seu impacto pelo B-Lab e reconhecido pela Fundación Mapfre 2021 como "Best Social Innovation in agingnomics - globally". Além da Labora também co lidera o movimento Lab60+ e está no conselho do Sistema B Brasil.
57:57 09/08/2021
Aprendizados de uma jornada de startup ao IPO
Alexandre Guerrero é Chief Sales Officer, responsável pelo direcionamento estratégico comercial da Eletromidia, uma empresa do setor de mídia out of home, onde está há 16 anos e agora vive um novo momento, pós-IPO. Atua também no Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e nas Associações Brasileiras de Mídia Out of Home (ABOOH) e na dos Anunciantes (ABA). Aos 21 anos começou a empreender, inaugurando o escritório da Techmidia em São Paulo, onde atuou durante 9 anos. É formado em Administração de Empresas e um paixonado por Basquete onde até os 18 anos foi atleta profissional. Conversamos sobre uma jornada de insistência e resiliência na transformação de uma mídia que de marginalizada foi a 1a a conquistar um IPO. Bom episódio
47:27 08/18/2021
O conforto no desconforto do empreendedorismo
Nesse episódio o papo é com o Luigi Pizzichemi formado em Engenharia de Produção pela PUC-RJ e um entusiasta de tecnologia. Atuando na 21212 Digital Accelerator acompanhou de perto a nova geração de empreendedores que surgiu no Brasil após 2010. Com passagens por um fundo de Private Equity e empresa de educação, atualmente é cofundador e COO da Neomed, uma healthtech que atua no cuidado digital de doenças cardiovasculares. Além da Neomed é conselheiro da Parceiros da Educação, ONG que atua no desenvolvimento de alunos de escolas da rede pública. Venha descobrir os aprendizados e descobertas das passagens por uma Aceleradora de startups, fundo de investimento e empreendedor.
53:44 08/04/2021
O papel e o poder da Antropologia nos negócios
Nesse episódio o papo é com a antropóloga Hilaine Yaccoub, que conversa comigo de sua casa em Niterói no Rio de Janeiro. Ela é doutora e mestre em Antropologia do Consumo pela UFRJ, pesquisadora, palestrante e consultora de grandes empresas. Especialista em traduzir comportamentos, movimentos culturais, lógicas de consumo para construção de soluções e tomadas de decisão. Por 4 anos ela viveu em uma favela carioca. Já palestrou em 2 TEDX e lecionou por 2 anos no Master em Marketing na Universidade Javeriana em Cali na Colômbia. Tive a oportunidade de trabalhar com a Hilaine, durante minha passagem pela Nestlé em um projeto para Nescau e pude constatar o papel e poder de um olhar curioso e estudioso dos comportamentos humanos. Nesse papo ela conta como descobriu a antropologia e como atua com empresas e marcas trazendo um olhar questionador sempre lastreado no consumidor.
56:02 07/14/2021
15 anos de empreendedorismo e construção de marcas icônicas.
Nesse episódio o papo é sobre desafios e transformação dos negócios com a Solange Ricoy, co-fundadora da Alexandria group, que é formada por 4 agencias boutique: - Alexandria que cuida de Branding desde 2007; - Pharus que cuida de Design desde 2010; - Ipikkus especialista em pesquisa desde 2013; -  Isla República que tem um olhar diferente sobre comunicação fundada em 2017. A Sol, como é conhecida trabalhou em grandes empresas multinacionais como Unilever entre 1992 à 2006, onde alcançou a posição de Vice Presidente de Marketing de Skin Care na Itália, Espanha, Argentina e Brasil. Inquieta por sentir-se numa posição mais política e de influência, em 2007 decidiu empreender e fundou a Alexandria, que após 15 anos está presente em 5 países na America Latina, através de 4 agências boutiques complementares. Formada em Semiótica na Universidade de Buenos Aires com MBA em Negócios & Comunicação na Bocconi Universidade de Milão. Venha descobrir uma trajetória cheia de desafios, medos e coragem para se reinventar pelo caminho.
51:38 06/30/2021
Como ativar uma mentalidade de Life Long Learning
Nesse episódio o papo é com Piero Franceschi, Sócio e Chief Marketing Officer da StartSe. A conversa foi sobre as transformações nas empresas e pessoas num mundo onde aprender continuamente virou uma necessidade competitiva. Piero é formado em Marketing pela ESPM e com especializações em Business Management pelo Insper, Semiótica pela PUC-SP e Digital Transformation pela Hult International. Possui uma trajetória profissional com mais de 20 anos de experiência em Estratégia, Marketing e Inovação em posições de liderança de grandes empresas nacionais e multinacionais como Kimberly-Clark, Bauducco, Danone, Diageo e Pearson.
60:23 06/16/2021
Como ativar uma Transformação Digital
Nesse episódio o papo é com o Silvio Veloso, pernambucano, formado em Ciência da Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e com MBA pela Fundação Dom Cabral. Desde o final de 2018 ele atua como Diretor de Tecnologia impulsionando a Transformação Digital na Kimberly-Clark. Anteriormente, teve passagens pela TV Globo, Diageo, Unilever e IBM. Conversamos sobre como a KC está fazendo uma transformação digital nos seus negócios e as suas grandes mudanças e aprendizados.
43:04 06/01/2021
Acelerando a inovação através do Corporate Venture Capital
Richard Zeiger é sócio da MSW Capital desde 2008, gestora de Venture Capital especializada em atuar com grandes Corporações como o Grupo Algar, Microsoft, Banco Votorantim, Qualcomm, Monsanto, entre outros. Antes da MSW, passou por trade marketing na L’Oréal e pelo time de Global Wealth Management do Merril Lynch. Formado em Administração pela PUC-Rio e pós-graduado pela Universidade da Califórnia em San Diego ele é também conselheiro de algumas investidas como Tbit, Car 10, Voa Educação, Carflix e Olivia. Nesse papo uma conversa aberta sobre os bastidores da inovação nas grandes empresas, sobre o momento do ecossistema startup e o papel dos fundos de investimento. Descubra as melhores práticas e os porques algumas iniciativas são bem sucedidas e outras não. Imperdível!
52:22 05/12/2021
Aprendizados e dicas práticas de um intraempreendedor
Álvaro Garcia é palmeirense, pai do João de 10 anos e casado com a Patrícia Filho de pais micro empreendedores, formado e pós-graduado na FGV. Tem uma trajetória de 25 anos nas áreas de marketing, inovação e vendas em grandes empresas como Kelloggs, Diageo, Grupo Boticário e atualmente é CMO na Mondelez Brasil. Conversamos sobre como ativar uma cultura de inovação nas empresas influenciando outras pessoas, mas também sobre fracassos e a importância da diversidade para a inovação.
50:52 04/14/2021
A Transformação e os bastidores do mundo do Recrutamento
Meu convidado tem 20 anos de experiência. Começou sua carreira no segmento de tecnologia e depois migrou para multinacionais de Executive Search, onde passou por grandes multinacionais e em 2013, junto com outros sócios fundou a Talenses. Desde 2011 atua na “Aliança para o Empoderamento das Mulheres” pesquisando e debatendo sobre a presença feminina no mercado de trabalho. Em 2017 assumiu um desafio de criar uma unidade de negócios Mappit, uma PeopleTech ou HRTech.  
54:20 03/31/2021
Conselhos e Dicas sem filtros de um empreendedor serial
Meu convidado é formado Engenharia de Produção pela PUC-Rio e fez MBA pela Wharton Business School. Foi consultor estratégico em uma das maiores consultorias do mundo, headhunter, mas num processo de auto conhecimento, descobriu que sua paixão e vocação era empreender. Desde 2012 já participou de 4 startups de sucesso, tendo passado por: ·    LIVO Eyewear, ·    Grow empresa de mobilidade criada a partir da fusão da Grin e da Yellow, ·    Wharton Angels ·    e Dolado um marketplace de negócios locais, onde está atualmente. Puxe sua cadeira ou se ajeite no sofá para escutar um papo incrível e direto sobre empreendedorismo sem filtros.  
55:28 03/17/2021
O que ninguém conta sobre empreender
Nesse episódio converso com o Léo Xavier um inquieto por DNA, empreendedor do mercado digital, professor, escritor e investidor. Atualmente, é co-fundador da Môre Digital Business Design e professor na USP, FGV e Insper. Publicou quatro livros sobre Digital e Mobile Marketing. Formado em Administração pela FGV, também estudou Publicidade na ECA/USP.
58:58 03/03/2021
Transformando sua carreira
Meu convidado nesse episódio tem muita experiência em recrutamento de alta gestão em empresas multinacionais, de onde saiu para empreender e criar, junto com o Fabio Cunha a Cunha e Petreche. Em 2020, em meio a pandemia um novo modelo de negócios e nome foi criado. Nascia a Woke, uma peopletech focada em recrutamento de alta liderança e gestão de carreira. Guilherme cursou MBA em Marketing na FIA e em 2018 participou do programa executivo pessoas cultura e performance na Stanford University. Nesse episódio você vai entender o que significa inovar sua carreira. Aproveite!
44:09 02/24/2021
Resiliência e saber a hora de virar
Meu convidado é gaúcho, gremista, tenista e está há mais de 10 anos no mercado da comunicação. Empreendedor por natureza, fundou a 3YZ, agência digital que foi vendida para o grupo WPP. Nessa época, em 2018 atuou como Diretor Executivo da Ogilvy, função que exerceu até se dedicar ao início da Boutique Pool. Já participou de programas na Singularity University e Hyper Island e está cursando o MBA Executivo da Berlin School of Creative Leadership. Em 2016 foi escolhido pela Associação Riograndense de Propaganda como "empresário de comunicação do ano" e em 2017 eleito um dos 30 jovens mais promissores até 30 anos segundo a Forbes Brasil. Participa também do Conselho da Maromar Investimentos.
41:31 02/10/2021
Como ativar uma cultura de Inovação
Fiz a seguinte pergunta para 6 convidados: "o que você faria hoje, assumindo uma cadeira de CEO para ativar a cultura de inovação dentro de sua nova empresa?" Escute o que CEOs, empreendedores e intraempreendedores responderam. Seis mentorias que se complementam e oferecem um guia prático sobre o que e como fazer. Siga a página do Podcast no Instagram @o_lado_i e me conte o que achou desse episódio.
30:02 01/28/2021
Propósito em Ação
Esse episódio é internacional! Tenho 2 convidadas super especiais. Anne é francesa e escolheu o Brasil como seu país, aonde chegou com 10 anos de idade. Formada na França em logística dos negócios internacionais, desenvolveu uma carreira internacional com 24 anos de experiência posições de liderança em Marketing, Inovação e desenvolvimento de novos negócios na Natura, Diageo, LVMH e Seagram. Morou em Cardiff, Londres, Paris e São Paulo. É coach profissional e de vida, apaixonada pelo desenvolvimento humano e por gerar transformações culturais. Olga é espanhola. Durante os últimos 30 anos morou no Reino Unido, França, Brasil, Grécia, desenvolvendo uma carreira multinacional na Diageo onde foi Presidente do Brasil, Paraguay e Uruguay, além de ocupar posições de C-Level na América Latina, Estratégia Global e Finanças. Formada em Economia, Administração e Comércio Internacional em Madrid e Coaching em Londres, tem especializações em Comercio Exterior em Paris e Finanças no Reino Unido. Atua como conselheira e mentora no Instituto Quintessa que acelera startups de impacto social e ambiental. Em 2015 elas fundaram a consultoria Amélie, focada no desenvolvimento de culturas e estratégias centradas no ser humano, desenvolvendo novos modelos que combinam propósito, crescimento, eficiência e o lucro.
65:07 12/16/2020
Diversidade, Humanidade e Inovação
Meu convidado tem mais de 30 anos de experiência em Consultoria de Gestão e Tecnologia, com uma carreira internacional com clientes e projetos no Brasil, América Latina, Estados Unidos, e Europa. Recifense, é formado em Economia na UFPE, tem MBA na Duke University e gradou-se no Advanced Management Program (AMP) da Havard Business School. Teve uma carreira de trainee a sócio na PwC, onde liderou diversas unidades de consultoria e passou pela IBM, onde foi executivo por alguns anos. Hoje atua como CEO da Everis no Brasil, empresa multinacional de consultoria de negócios e tecnologia com sede em Madrid e operações em mais de 18 países, parte do grupo japonês NTT DATA. Com mais de 3 mil funcionários, a Everis Brasil é segunda maior operação do grupo. Foi embaixador do programa HeForShe da ONU e é signatário do grupo de Empresas e Direitos LGBTI+, onde atua em discussões sobre liderança, inovação e principalmente diversidade e inclusão, fomentando diversas parcerias com ONGs como a Educafro, ADEVA, entre outras.  Casado com uma médica/pesquisadora, phd/livre-docente da USP, com dois filhos ele tem na leitura e na convivência com a família seus principais prazeres. 
57:33 12/09/2020
Evoluções e Revoluções no mundo da Mídia
Fernando Luna é jornalista, ganhador do prêmio Jabuti, passou pela Editora Trip, onde foi sócio e Diretor Editorial. Na Editora Globo, com foi responsável por liderar o processo de transformação digital das revistas. Tivemos essa conversa recheada de ótimas analogias e insights no final de 2019, enquanto o Luna ainda estava no Grupo Globo, como Diretor de Projetos Especiais. Divirta-se escutando! 
19:47 12/03/2020
Mentalidade Empreendedora
Meu convidado nesse episódio é nascido na Argentina, mas adotou o Brasil como sua casa. Fez uma carreira de 21 anos na Lever, multinacional anglo-holandesa, na qual ocupou posições na área de marketing e como diretor geral em nove diferentes países. Em 2015, foi apontado por Meio & Mensagem como um dos profissionais de marketing de destaque do País.  Ocupou a presidência do Facebook no Brasil em 2016 e desde 2017 comanda a operação da RedBull na América Latina, lugar onde tivemos essa conversa cheia de aprendizados sobre suas passagens pela Lever e Facebook.
21:42 11/26/2020
Inovação e Empreendendorismo
Minha convidada nesse episódio é diretora do núcleo de marcas de negócios da Editora Globo e que acaba de ser reconhecida como uma das Top Voices de 2020 pelo Linkedin. Estão sob sua responsabilidade editorial os títulos Época Negócios, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Auto Esporte e Globo Rural, nas plataformas físicas (revistas, anuários e eventos) e digitais (sites, newsletters, podcasts e redes sociais), com impacto em mais de 20 milhões de pessoas por mês. TEDx Speaker e colunista da rádio CBN, nos últimos anos participou dos principais eventos de inovação e empreendedorismo do mundo, como SXSW, WebSummit, Vivatech e C2. Escolhida entre 30 jornalistas do mundo pela Fundação Jornalistas na Europa, de Paris, estudou empreendedorismo no programa Ignite de Stanford, e negócios digitais no IMD de Lausanne. Neste ano, foi apontada como um dos 50 jornalistas de economia e negócios mais admirados do país.
82:13 11/18/2020
A importância do medo na Inovação
Meu convidado é jornalista e publicitário. Está envolvido com o mundo digital desde 96 quando atuou na unidade de internet do grupo Abril - o BOL. Na fusão das operações de internet da Folha e do grupo Abril, passou a integrar a equipe do UOL, onde permaneceu até 2015. Por 9 anos passou por várias áreas de negócios na companhia até assumir a direção de vendas de publicidade em 2005, onde ficou por 10 anos. Em 2015 assumiu um desafio como vice-presidente de vendas Latam da IMS, onde ficou por 3 anos. Na sequência dedicou-se à startup Torabit, da qual é sócio. Hoje em dia é Country Manager da Vix no Brasil.
52:00 11/12/2020
Cabeça de StartUp
Meu convidado nesse episódio é co-fundador do fundo de investimento Orgânica 10.4.3, professor na pós-graduação do Insper e da PUC-RS, além de mentor na Endeavor Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência, sendo quase cinco deles como executivo da Netshoes onde ocupou, entre outros, o cargo de direção de Marketing e Comunicação para a América Latina. Coautor do livro best seller Mude ou Morra, atualmente atua como conselheiro de empresas e mentor de executivos.
68:38 11/05/2020