Show cover of Brincar em Casa

Brincar em Casa

Através de conversas com famílias que vivem em diversos contextos e países, vamos conhecer o brincar de crianças em casa durante o período de isolamento social do coronavírus. Angústias, descobertas, cumplicidades, transformações, intimidades e ajustes de ritmos fizeram parte das brincadeiras e foram vividas de forma particular pelos ambientes de uma casa. Nessa série de podcast, contamos sobre o que cada cômodo provocou, ofereceu ou permitiu às crianças e o que podemos observar do brincar em casa, para além de uma pandemia.

Tracks

Episódio 7: A Pesquisa
Nesse episódio descrevemos as etapas realizadas pelo grupo de pesquisadores(as) do Território do Brincar para o desenvolvimento dessa pesquisa.
42:30 1/26/21
Episódio 6: Janelas e Telas
Nesse episódio ouvimos relatos de como o olhar e o se comunicar com o mundo lá fora, durante a pandemia do coronavírus, aconteceu pelas janelas reais ou as virtuais e como os adultos e as crianças lidaram com essas questões.
33:07 1/26/21
Episódio 5: O Quintal
Nesse episódio ouvimos como o quintal, ou qualquer espaço externo, é sinônimo de brincar, investigar, explorar, expandir e se testar. E como foi para as crianças poderem usufruir ou não desses ambientes, durante o isolamento social da pandemia do coronavírus.
26:49 1/26/21
Episódio 4: O Quarto
Nesse episódio entramos para o quarto e nos separamos do resto da casa. Ambiente onde se recolhe em solidão, mergulha em histórias ou brincadeiras íntimas com pequeninos objetos. Aspectos vividos por muitas crianças, mesmo que o dormir seja em cômodos compartilhados.
26:23 1/22/21
Episódio 3: A Cozinha
Nesse episódio ouvimos relatos de como as cozinhas acolheram aspectos essenciais da educação das crianças. Aprender com as mãos fazendo junto, a autonomia infantil, os ritmos cotidianos e as refeições em família que já não eram mais rotina há muito tempo, foram algumas delas.
25:06 1/22/21
Episódio 2: A Sala
Nesse episódio percebemos que as salas são do coletivo, a “praça” da casa. Palco de expressões que variam do caos à passividade, do observar a ser observado. Brincar no ambiente social da casa trouxe descobertas e desafios importantes durante a pandemia.
28:59 1/22/21
Episódio 1: A Casa
Nesse episódio, famílias nos contam como as casas viraram um lar durante a pandemia do coronavírus, ainda que carregadas de conflitos e desafios.  E como as brincadeiras se adequaram e se ajustaram no decorrer do tempo no período.
31:02 1/22/21
Trailer
Através de conversas com famílias que vivem em diversos contextos e países, vamos conhecer o brincar de crianças em casa durante o período de isolamento social do coronavírus. Angústias, descobertas, cumplicidades, transformações, intimidades e ajustes de ritmos fizeram parte das brincadeiras e foram vividas de forma particular pelos ambientes de uma casa.  Nessa série de podcast, contamos sobre o que cada cômodo provocou, ofereceu ou permitiu às crianças e o que podemos observar do brincar em casa, para além de uma pandemia.
01:12 1/13/21