Show cover of Calumbi

Calumbi

Um encontro plural com a história e a cultura do sertão baiano

Tracks

O Caboclo e a Cabocla, dois ícones das manifestações do 2 de Julho, são o tema do último episódio da nossa temporada sobre a Independência do Brasil na Bahia. Essas figuras têm suas raízes em tradições antigas dos cultos afro-ameríndios, o que ressalta, de cara, a natureza popular e religiosa das festividades do 2 de julho. No episódio, falamos sobre os aspectos sociais, históricos, lúdicos e religiosos que rodeiam as celebrações à Independência na Bahia. Quem nos ajuda a entender o tema são o historiador Milton Moura e o artista visual Daniel Soto. E pra finalizar a temporada com um balanço sobre a nossa trajetória, ouvimos também a coordenadora desse projeto, a historiadora Claudia Pereira Vasconcelos. ____ FICHA TÉCNICA Este episódio é uma realização da Calumbi Produções e do grupo Arribar o Céu Coordenação do projeto: Claudia Pereira Vasconcelos Pesquisa: Luciano Xavier, Fernanda Caroline dos Santos e Felipe Neiva Roteiro: Felipe Neiva e Adriana Santana Produção e Apresentação: Adriana Santana Assistente de Produção: Aurivone Ferreira Monitoras: Giselle Rios, Luísa Camões, Laíse Oliveira e Adina Rios Edição de Som: Luan Salama Design: Tai Oliver Assessoria de Imprensa: Lorena Simas Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba Esta temporada é resultado do projeto "Arribar o Céu: Independência e Liberdade, por outras histórias da Bahia", contemplado no Edital nº 111/2022 PROAPEX/UNEB para financiamento de projetos de extensão voltados para a Campanha "Igualdade e Justiça: 200 anos de Independência do Brasil na Bahia"

12/4/23 • 71:59

No quarto episódio da série "Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade", falamos sobre a participação da população negra nas disputas que levaram à Independência. As pessoas negras que atuaram naquele momento da história estavam engajadas, direta ou indiretamente, em duas batalhas simultâneas. Além do confronto contra os portugueses na Bahia, essas mesmas pessoas travaram uma guerra maior: a guerra contra a escravidão. Mesmo depois do marco da Independência do Brasil, os sistemas monárquico, escravista e latifundiário persistiram, perpetuando o privilégio das elites econômicas. Revoltas baianas subsequentes, como a dos Periquitos em 1824 e a dos Malês em 1835, evidenciam a insatisfação da população negra com a persistência dessas estruturas opressivas. Para falar sobre o tema, nós convidamos o historiador Sandro Augusto Cerqueira e a historiadora Nora de Cássia Oliveira. ____ FICHA TÉCNICA Este episódio é uma realização da Calumbi Produções e do grupo Arribar o Céu Coordenação do projeto: Claudia Pereira Vasconcelos Pesquisa: Luciano Xavier, Fernanda Caroline dos Santos e Felipe Neiva Roteiro: Felipe Neiva e Adriana Santana Produção e Apresentação: Adriana Santana Assistente de Produção: Aurivone Ferreira Monitoras: Giselle Rios, Luísa Camões, Laíse Oliveira e Adina Rios Edição de Som: Luan Salama Design: Tai Oliver Assessoria de Imprensa: Lorena Simas Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba Esta temporada é resultado do projeto "Arribar o Céu: Independência e Liberdade, por outras histórias da Bahia", contemplado no Edital nº 111/2022 PROAPEX/UNEB para financiamento de projetos de extensão voltados para a Campanha "Igualdade e Justiça: 200 anos de Independência do Brasil na Bahia"

11/13/23 • 79:56

Podemos traçar uma jornada histórica das lutas pela Independência do Brasil na Bahia tendo como ponto central a participação das mulheres. Nesse período, diferentes baianas se destacam: Joana Angélica, Urânia Vanério, Maria Quitéria e Maria Felipa. As ações delas se entrelaçaram e se influenciaram, assim como as ações de muitas outras mulheres cujos nomes não figuram nos livros. Elas espelham a diversidade e a singularidade da sociedade baiana daquela época, desafiando normas em diversos campos. Seja na esfera religiosa e literária, seja na esfera política e militar. E se hoje elas são símbolos de luta, é porque foram mulheres ativas e realizadoras no seu tempo. No terceiro episódio da temporada “Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade”, falamos sobre a história das nossas heroínas. Então taca o play! ____ FICHA TÉCNICA Este episódio é uma realização da Calumbi Produções e do grupo Arribar o Céu Coordenação do projeto: Claudia Pereira Vasconcelos Pesquisa: Luciano Xavier, Fernanda Caroline dos Santos e Felipe Neiva Roteiro: Felipe Neiva e Adriana Santana Produção e Apresentação: Adriana Santana Assistente de Produção: Aurivone Ferreira Monitoras: Giselle Rios, Luísa Camões, Laíse Oliveira e Adina Rios Edição de Som: Luan Salama Design: Tai Oliver Assessoria de Imprensa: Lorena Simas Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba Esta temporada é resultado do projeto "Arribar o Céu: Independência e Liberdade, por outras histórias da Bahia", contemplado no Edital nº 111/2022 PROAPEX/UNEB para financiamento de projetos de extensão voltados para a Campanha "Igualdade e Justiça: 200 anos de Independência do Brasil na Bahia"

8/29/23 • 119:00

Até mesmo em livros que tratam da história da Independência do Brasil na Bahia, notamos que alguns grupos são mais destacados do que outros. Em outras palavras, há uma invisibilidade acontecendo, deixando de lado, por exemplo, a participação dos povos indígenas e da população do interior da Bahia. "Povos indígenas e interioranos nas lutas por Independência", vamos discutir o protagonismo de dois grupos que tiveram um papel crucial para a guerra. O episódio faz parte da sexta temporada do Calumbi, “Independência do Brasil na Bahia: lutas por liberdade”.  Para aprofundar essas questões, conversamos com dois historiadores que estão fazendo a diferença quando o assunto é história da Bahia e do Brasil. São eles: Diego Copque e Francisco Cancela. ________________________________ FICHA TÉCNICA Este episódio é uma realização da Calumbi Produções e do grupo Arribar o Céu Coordenação do projeto: Claudia Pereira Vasconcelos Pesquisa: Luciano Xavier, Fernanda Caroline dos Santos e Felipe Neiva Roteiro: Felipe Neiva e Adriana Santana Produção e Apresentação: Adriana Santana Assistente de Produção: Aurivone Ferreira Monitoras: Giselle Rios, Luísa Camões, Laíse Oliveira e Adina Rios Edição de Som: Luan Salama Design: Tai Oliver Assessoria de Imprensa: Lorena Simas Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba Esta temporada é resultado do projeto "Arribar o Céu: Independência e Liberdade, por outras histórias da Bahia", contemplado no Edital nº 111/2022 PROAPEX/UNEB para financiamento de projetos de extensão voltados para a Campanha "Igualdade e Justiça: 200 anos de Independência do Brasil na Bahia"

7/26/23 • 119:15

Muitas pessoas acreditam que a Independência do Brasil se deu com o grito de Dom Pedro I.  Ou seja, bastou ele bradar “independência ou morte” em SP, às margens do rio Ipiranga, e o Brasil ficou independente naquele 7 de setembro de 1822.  Segundo essa versão, foi aí que o Brasil ficou livre do domínio português. Bom, essa é a crença mais difundida.  Mas, como toda crença, ela foi construída e reforçada ao longo dos anos. É aquela coisa: quando você conta a mesma história mil vezes, uma hora ela se torna verdade. Mas a verdade é que a Independência foi um processo complexo. E abarcou uma sequência de eventos, mudanças políticas, sociais e culturais. O 2 de Julho de 1823 representa uma das etapas fundamentais do processo de independência do nosso país. Marca a vitória das tropas brasileiras e a expulsão dos portugueses de Salvador, capital da então província da Bahia. No episódio de estreia da nova temporada do Calumbi, convidamos dois pesquisadores para apresentar contra-narrativas sobre a Independência do Brasil. O primeiro é Sérgio Guerra Filho, Mestre e Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia; e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. No mestrado, o pesquisador estudou “O Povo e a Guerra: Participação das Camadas Populares nas Lutas pela Independência do Brasil na Bahia”.  A segunda convidada é a historiadora Cláudia Pereira Vasconcelos, Doutora em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa em associação com a Universidade Federal da Bahia. Ela é professora da Universidade do Estado da Bahia e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão “Arribar o céu: artes, saberes e histórias dos Sertões indígenas e afro-brasileiros”. _______________________ FICHA TÉCNICA Este episódio é uma realização da Calumbi Produções e do grupo Arribar o Céu Coordenação do projeto: Claudia Pereira Vasconcelos Pesquisa: Luciano Xavier, Fernanda Caroline dos Santos e Felipe Neiva Roteiro: Felipe Neiva e Adriana Santana Produção e Apresentação: Adriana Santana Assistente de Produção: Aurivone Ferreira Monitoras: Giselle Rios, Luísa Camões, Laíse Oliveira e Adina Rios Edição de Som: Matheus Berlink Design: Tai Oliver Assessoria de Imprensa: Lorena Simas Esta temporada é resultado do projeto "Arribar o Céu: Independência e Liberdade, por outras histórias da Bahia", contemplado no Edital nº 111/2022 PROAPEX/UNEB para financiamento de projetos de extensão voltados para a Campanha "Igualdade e Justiça: 200 anos de Independência do Brasil na Bahia".

7/12/23 • 61:27

Neste episódio BÔNUS, continuamos a reflexão sobre as Artes Cênicas de Senhor do Bonfim. Dessa vez, conversamos com Paulinho Machado e Samantha Jones, bonfinenses que possuem uma trajetória ligada ao teatro desde a infância e hoje se destacam no cenário baiano e nacional. O bate-papo é resultado de uma live que fizemos em dezembro de 2021, com o intuito de debater sobre a importância da formação artística na infância e suas possíveis repercussões na vida adulta. Paulinho Machado é ator, músico, poeta, artista circense e graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia. Em 2022, fez a direção do espetáculo “Deboche”. Em 2023, dirigiu o espetáculo “O Terceiro Sinal” Samantha Jones é atriz, cantora, compositora e graduada em Atuação Cênica pela UNIRIO. Entre outros trabalhos, participou da novela da Globo “Um Lugar ao Sol”, entre 2021 e 2022. Atualmente, está atuando na novela “Todas as Flores”, da Globoplay. ___  CRÉDITOS Apresentação: Adriana Santana Mediação da entrevista: Adriana Santana e Nando Lemos Edição de Som: Matheus Berlink Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba ___ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

4/10/23 • 71:43

No episódio de estreia da temporada "Artes Cênicas no Sertão Baiano", falamos sobre Senhor do Bonfim, cidade que respira um ar cênico. Um tema que percorre o episódio diz respeito à importância do circo para a formação e fruição artística dos bonfinenses. Sempre houve uma atmosfera de fascinação e encanto despertada pelo circo, assim como muitas paixões – a ponto de ouvirmos diferentes histórias de pessoas que fugiam com o circo para acompanhar algum de seus integrantes. Mais do que caracterizar a cena histórica das Artes Cênicas em Senhor do Bonfim, apresentamos no episódio cinco diferentes pontos de vista sobre o tema, entre criadores, estudantes e espectadores. Foram entrevistados Geninho Talma (ator e palhaço), Edson Damasceno (dançarino e ilustrador), Maria Conceição Ribeiro (estudante de Teatro e atriz), Yara Perez (atriz e arte-educadora) e Larissa Soares (escritora e estudante de Ecologia). ___ CRÉDITOS Direção Criativa e Roteiro: Felipe Neiva e Adriana Santana Pesquisa e Produção: Murillo Aguiar e Adriana Santana Entrevistas e Apresentação: Adriana Santana Edição de Som: Luan Salama Design: Tai Oliver Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba Apoio: a temporada "Artes Cênicas no Sertão Baiano" conta com o apoio da Vale do Dendê, através do Programa de Incubação de Produtoras de Áudio - Ciclo 2 ___ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

3/27/23 • 50:13

Na estreia da série “Desenrolando as Eleições”, falamos sobre as propostas de governo dos candidatos à presidência para a área da Cultura. Destacamos os principais compromissos firmados por Luiz Inácio Lula da Silva (do PT), Jair Bolsonaro (do PL), Ciro Gomes (do PDT) e Simone Tebet (do MDB). Participa do episódio Sophia Rocha, doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  A série "Desenrolando as Eleições" é fruto da colaboração entre cinco podcasts nordestinos que se juntaram para trazer informações de qualidade sobre o contexto político brasileiro. Ao longo de nove episódios, a série vai debater sobre política, cultura, saúde, educação, igualdade de gênero e meio-ambiente. Além do Calumbi, participam do projeto os podcasts Desteoriza; Elas Pesquisam; Perdidos na Paralaxe; e o SerifaCast. ___ CRÉDITOS Pesquisa, produção, apresentação e edição: Adriana Santana; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Convidada: Sophia Rocha ___ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

9/2/22 • 59:10

No último episódio da temporada SERTANEJAS PESQUISADORAS, falamos sobre os bloqueios que nós temos em relação à pesquisa acadêmica e como podemos agir para superá-los. Pra abordar o tema, trazemos duas convidadas: Maiara Borges, que é graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), e Júlia Vasconcelos, graduanda em Jornalismo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). As duas integram o podcast Deixe de Pantim, um programa do Vale do São Francisco que apresenta informação e entretenimento na medida certa. E no quadro JOVENS PESQUISADORAS, recebemos Melissa Bonfim, estudante de Licenciatura em Teatro pela UNEB. Ela fala um pouco sobre sua pesquisa em andamento, que trata sobre o protagonismo feminino na Guerra de Canudos. ___ CRÉDITOS Produção e edição: Adriana Santana; Design: Felipe Neiva Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Convidadas: Maiara Borges, Júlia Vasconcelos e Melissa Bonfim ___ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

12/28/21 • 61:43

No penúltimo episódio da temporada SERTANEJAS PESQUISADORAS, conversamos com Suzzana Alice, doutora em Educação e diretora da Universidade do Estado da Bahia campus VII, localizado em Senhor do Bonfim. Na entrevista, ela conta sobre suas pesquisas relacionadas às representações sociais e sobre sua experiência com a gestão universitária. E no quadro JOVENS PESQUISADORAS, trazemos o depoimento de Luany Ferreira, Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Ela fala sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso, que consistiu num levantamento de espécies nativas da caatinga para a arborização urbana do semiárido. ___ CRÉDITOS Produção, edição e design: Adriana Santana; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Convidadas: Suzzana Alice e Luany Ferreira ___ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

12/14/21 • 45:32

Dando continuidade à temporada SERTANEJAS PESQUISADORAS, hoje recebemos Carmélia Miranda, pós-doutora em História pela Universidade de Lisboa e professora da Universidade do Estado da Bahia. Ela fala pra gente sobre sua longa trajetória na pesquisa relacionada à História Social, onde vem investigando temas como a marujada, mulheres quilombolas e cultura afro-brasileira.   E no quadro JOVENS PESQUISADORAS, trazemos o depoimento de Larissa Soares, egressa da Escola Família Agrícola do Sertão, a EFASE. Ela fala um pouco sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso, que abordou o reconhecimento e certificação das comunidades de fundo de pasto na cidade de Monte Santo. _____ CRÉDITOS Produção e edição: Adriana Santana; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas; Design: Felipe Neiva; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Convidadas: Carmélia Miranda e Larissa Soares _____ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

11/30/21 • 48:23

Chegamos a mais um episódio da nossa quarta temporada, que tem como tema as SERTANEJAS PESQUISADORAS. A convidada da vez é Carla Lucena, mestra pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia. Ela apresenta a sua dissertação, que teve como tema os grupos de teatro da cidade de Euclides da Cunha e as políticas culturais voltadas pro município. E no quadro JOVENS PESQUISADORAS, trazemos o depoimento de Bianca Nascimento, Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do São Francisco, campus de Senhor do Bonfim. Ela fala um pouco sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso, que deu destaque para o licuri, esse fruto típico da caatinga que a gente tanto ama. _____ CRÉDITOS Produção e edição: Adriana Santana; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas; Design: Felipe Neiva; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Convidadas: Carla Lucena e Bianca Nascimento _____ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

11/16/21 • 50:13

No quarto episódio da temporada SERTANEJAS PESQUISADORAS nós conversamos com Denyse de Almeida,  graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia e mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana. A convidada fala sobre educação de gênero e sexualidade no sertão, transgeneridade e travestilidade, temas que perpassam não apenas suas pesquisas, mas também o seu corpo e suas vivências.  E no quadro JOVENS PESQUISADORAS, trazemos o depoimento de Elisa Raquel, recém-graduada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia.. Ela apresenta seu Trabalho de Conclusão de Curso que abordou o tema do método Montessori no ensino da Matemática. _____ CRÉDITOS Produção e edição: Adriana Santana; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas; Design: Felipe Neiva; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Convidadas: Denyse de Almeida e Elisa Raquel _____ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

11/2/21 • 52:11

Em mais um episódio da temporada SERTANEJAS PESQUISADORAS, conversamos com Laís Machado, bióloga, doutora em Microbiologia pela UFRJ e professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus de Senhor do Bonfim. Além disso, Laís é integrante do Ciência Oxe, coletivo que atua com divulgação científica a partir do semiárido.  E no quadro JOVENS PESQUISADORAS, trazemos o depoimento de Michelli Araújo, recém-graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, campus VII. Ela apresenta seu Trabalho de Conclusão de Curso que abordou o tema da educação inclusiva. _____ CRÉDITOS Produção, edição e design: Adriana Santana; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas; Convidadas: Laís Machado e Michelli Araújo _____ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

10/19/21 • 54:05

Chegamos a mais um episódio da quarta temporada do Podcast Calumbi, que tem como tema as SERTANEJAS PESQUISADADORAS. Dessa vez, conversamos com Cláudia Pereira Vasconcelos, Mestra em Cultura e Sociedade, que possui  pesquisas relacionadas à História, identidades sertanejas, artes e decolonialidades. E no quadro JOVENS PESQUISADORAS, trazemos o depoimento de Dayanne Nobre. Ela fala pra gente sobre seu Trabalho de Conclusão de Curso na Graduação em Geografia, pela UNIVASF. _____ CRÉDITOS Produção, edição e design: Adriana Santana; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas; Convidadas: Cláudia Pereira Vasconcelos e Dayanne Nobre _____ PÁGINAS Acesse nosso site oficial: podcastcalumbi.com Também estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

10/5/21 • 66:34

Hoje damos início à quarta temporada do Podcast Calumbi, que tem como tema as SERTANEJAS PESQUISADADORAS. A partir de agora, sempre quinzenalmente, entrevistaremos mulheres sertanejas que se destacam na pesquisa voltada a diversas áreas do conhecimento. No episódio de estreia, nós reunimos as mulheres pesquisadoras da nossa equipe, ou seja, Adriana Santana, Lorena Simas e Kerollen Hagnys. Nessa conversa, a gente compartilha um pouco da nossa trajetória de estudos sobre comunicação, cultura, história e educação. _______________ CRÉDITOS Produção, edição e design: Adriana Santana; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas; Convidadas: Adriana Santana, Lorena Simas e Kerollen Hagnys _______________ REDES SOCIAIS Estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

9/21/21 • 70:00

Neste episódio, apresentamos um bate-papo entre Adriana Santana, idealizadora do Podcast Calumbi, e Alex Barbosa, criador da página Minha Cidade Senhor do Bonfim. Falamos sobre a produção digital de conteúdo sobre História Regional, seus desafios, potencialidades, perrengues e aprendizados.   A página Minha Cidade Senhor do Bonfim é um projeto que divulga a história do município de Senhor do Bonfim através de publicações diárias no Facebook e Instagram. São apresentados fatos históricos e narrativas sobre personagens da nossa cultura, sempre acompanhados de imagens antigas e vídeos de arquivo. Vale lembrar que este é o último episódio bônus disponibilizado pelo Podcast Calumbi. Vamos fazer um intervalo no produção e, em setembro, voltamos com a quarta temporada. _________________________________________ CRÉDITOS Produção, apresentação e edição: Adriana Santana; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas; Design: Agência Inception _________________________________________ REDES SOCIAIS Estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

7/20/21 • 49:40

Na escola, a gente aprende que a Independência do Brasil foi proclamada no dia 07 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Mas a verdade é que teve muita luta na Bahia para que essa liberdade se consolidasse de fato. Foi somente em 02 de julho de 1823, 10 meses depois de 7 de setembro, que essa guerra teve fim. Foram os baianos revoltosos que alcançaram essa conquista. No episódio de hoje, falamos sobre essa luta popular, destacando a participação do povo do interior baiano nessa disputa. Pra contar essa história, contamos com a participação de Ricardo Santana, Mestre em História Social. Felipe Dias (gestor cultural) e Gabriella Melo (historiadora) também participam do programa, com dicas culturais e educativas sobre o tema. _____________________________________ CRÉDITOS PESQUISA, PRODUÇÃO, APRESENTAÇÃO E EDIÇÃO: Adriana Santana; TRILHA SONORA: Desatinados; ASSESSORIA DE IMPRENSA: Lorena Simas; DESIGN: Agência Inception

7/6/21 • 41:21

Não é à toa que Senhor do Bonfim recebe o apelido de "Capital Baiana do Forró". A cidade vive a festa de São João de uma maneira única. E possui com ela uma relação de dependência econômica.  Diante do isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, toda a cadeia produtiva que gira ao redor dos festejos juninos desmoronou. Neste episódio, discutimos os impactos da ausência do São João para a vida das trabalhadoras e trabalhadores bonfinenses, e conhecemos as iniciativas incipientes realizadas para combater a crise. Para compor o episódio, entrevistamos Arlete Lopes (artesã); Adeilton dos Santos (ambulante); Antônia Santos (costureira); Lucimar Amaro (costureira); Kaiala Guimarães (manicure); Aline SSantos (penteadista); Ivone Ferreira (comerciária); Gustavo Cardoso (quadrilheiro); Luiza Guimarães (sócia de restaurante) e Renata Williames (cantora). Contamos ainda com as participações de Jailson Oliveira Jaula (Secretário de Cultura do município), Ana Cláudia Matos (Secretária de Desenvolvimento Econômico) e Weslen Aquino (WA Produtora). CRÉDITOS ROTEIRO: Adriana Santana; REVISÃO: Felipe Neiva; ENTREVISTAS: Adriana Santana e Nando Lemos; APRESENTAÇÃO E EDIÇÃO: Adriana Santana; TRILHA SONORA: Grupo de Calumbi de Itiúba e Luiz Gonzaga; ASSESSORIA DE IMPRENSA: Lorena Simas; DESIGN: Agência Inception

6/22/21 • 44:48

No quarto episódio bônus, chegamos para comemorar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Isso mesmo! Junho é o mês da visibilidade Lésbica, Gay, Bi, Transgênero, Travesti, Queer, Intersexual, Assexual, Não-binária e outras identidades relacionadas. Esse é um momento de celebração, mas também uma oportunidade para conscientizar a todos sobre a importância do combate à homofobia, lesbofobia, bifobia, transfobia, entre outros tipos de violência. Hoje apresentamos então um bate-papo com três artistas LGBTQIA+ do nosso sertão: Nando Lemos, Oraci e Xandy Magalhães. Nessa conversa, a gente celebra as suas trajetórias, apresenta suas referências artísticas e conta, é claro, com dicas culturais. Esse episódio faz parte da Campanha #AlémDoArcoÍris, uma iniciativa da Rede LGBT Podcasters para deixar a podosfera ainda mais inclusiva e colorida. _________________________________ CRÉDITOS Roteiro, apresentação e edição: Adriana Santana; Assessoria de Comunicação: Lorena Simas; Design: Agência Inception; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba

6/8/21 • 61:40

Neste aniversário, o que você deseja para Senhor do Bonfim? Fizemos essa pergunta a oito personalidades bonfinenses vinculadas a diferentes áreas: Juventude, Povos do Campo, Povos de Terreiro, Igualdade de Gênero, Artes, Meio-ambiente, Turismo e Educação. O resultado dessa reflexão é um mapa de projeções positivas para o nosso município. Um olhar para o presente em busca de um novo futuro. Em tempos difíceis, a esperança é o que nos salva, né? O episódio conta com as participações de Elisa Raquel, Normacleusa Pereira, Rebert Guimarães, Denyse de Almeida, Geninho Talma, Keiliane Oliveira, Igo Matos e Maria Glória da Paz. _________________________________ CRÉDITOS Roteiro, apresentação e edição: Adriana Santana; Entrevistas: Kerollen Hagnys e Nando Lemos; Assessoria de Comunicação: Lorena Simas; Design: Agência Inception; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba e Os Cabras MC's

5/25/21 • 30:15

Neste episódio, chamamos a equipe toda do Podcast Calumbi pra fazer uma resenha. Falamos sobre os bastidores da produção do programa, registramos nossos momentos preferidos, os maiores aprendizados, o que mais nos emocionou, vixe, um monte de coisa! Chega junto! _________________________________________ CRÉDITOS Participantes do bate-papo: Adriana Santana, Kerollen Hagnys, Nando Lemos, Lorena Simas, Gerry Barbuda, Felipe Neiva e Annie Almeida; Edição: Adriana Santana; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; _________________________________________ REDES SOCIAIS Estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

5/11/21 • 73:04

Tá no ar nosso primeiro episódio bônus! Organizamos uma coletânea de 9 cordéis criados por artistas da nossa região.  Nós já disponibilizamos esses cordéis antes, mas resolvemos compilar todos em um único episódio. Desse jeito, naquele dia em que você tiver a fim de curtir um pouco de poesia sem muita conversa, é só acessar o programa. _________________________________________ CRÉDITOS Roteiro e apresentação: Adriana Santana; Edição: Adriana Santana e Gerry Barbuda; Curadoria: Maicon Dias; Cordelistas: Paulinho Machado, Ailton Ribeiro, Lih Maria, Jotacê Freitas, Anastácia Rasta, Benedito Oliveira, Maicon Dias, Gueu Schade; Trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Ilustração: Francisco Zanatta / Tiva Namide; Design: Agência Inception; Assessoria de Imprensa: Lorena Simas. _________________________________________ REDES SOCIAIS Estamos no Instagram e no Facebook com o @podcastcalumbi

4/27/21 • 36:24

Esse episódio encerra a terceira temporada do Podcast Calumbi, que tem como tema “A Música do Sertão”. Pra encerrar nosso ciclo, dessa vez falamos sobre “A Música Autoral Contemporânea” de Senhor do Bonfim. Queremos mostrar que nem só de forró vive a cena musical da cidade. E nem só de tradição vivem os nossos músicos. A música do nosso sertão é pulsante, se movimenta, agrega outros ritmos e segue em frente. Pra falar sobre essa diversidade musical, reunimos um time incrível! Selecionamos 10 artistas para dar destaque no programa. Convidamos vocês a passear por seus sons e suas histórias. E pra completar o time, trazemos ainda um 11º elemento: o cordelista Gueu Schade, que nos brindará com seu cordel em homenagem a nossos artistas. ______________ CRÉDITOS: Pesquisa e Produção: Adriana Santana; Entrevistas: Adriana Santana e Nando Lemos; Roteiro: Adriana Santana e Felipe Neiva; Apresentação: Adriana Santana e Kerollen Hagnys; Edição: Gerry Barbuda; Entrevistados: Liny Martins, Tenison Santana, Emília Xisto, Raianne Souza, Wadson Filho, Felipe Wander, Paulinho Machado, Madu Campelo, Peu, Ruru Trip, Rogis Lima; Cordelista: Gueu Schade, com o cordel "A Música Nova Bonfinense"; Intérpretes da trilha sonora: Kevi Jonny, Liny Martins, Piseiro do Mi, Emília Xisto, Desatinados, Felipe Wander, Paulinho Machado, Madu Campelo, BMU GVANG, Os Cabras MC's; Ilustração: Eli de Castro; Design e Gestão de Mídias: Agência Inception; Assessoria de Comunicação: Lorena Simas

4/13/21 • 65:41

Você acha que Senhor do Bonfim é uma cidade musical? Vem aí, o último episódio da temporada "A Música do Sertão". E o tema da vez é "A Música Autoral Contemporânea". Dia 13 de abril, em todas as plataformas de áudio. ___________ CRÉDITOS Narração: Adriana Santana Entrevistado: Tenison Santana Editor: Gerry Barbuda Trilha Sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba Gravação da Trilha Sonora: Maicon Dias

4/10/21 • 01:53

Encerramos a nossa temporada dedicada ao Piemonte Norte do Itapicuru falando sobre a nossa caçula, a cidade de Andorinha, que em 2021 completará 32 anos de emancipação política. Com população de cerca de 14 mil e 500 habitantes, Andorinha é conhecida pela produção de cromo e pela festa de São Pedro, tão popular na nossa região.  Pra nos ajudar a apresentar a história de Andorinha, hoje contamos com a participação do historiador andorinhense Regivaldo de Araújo, mais conhecido como Birica. ______________ CRÉDITOS Pesquisa: Nando Lemos e Kerollen Hagnys; Roteiro e Produção: Adriana Santana; Apresentação: Adriana Santana e Kerollen Hagnys; Entrevistado: Regivaldo de Araújo (Birica); Edição: Gerry Barbuda; Intérprete da trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Gravação da trilha sonora: Maicon Dias; Ilustração: Eli de Castro; Design e Gestão de Mídias: Agência Inception Assessoria de Comunicação: Lorena Simas; Apoio Financeiro: Programa Aldir Blanc Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

4/6/21 • 47:36

Apresentamos mais um episódio da terceira temporada, que tem como tema “A Música do Sertão”. Dessa vez, falamos sobre as bandas filarmônicas, conjuntos instrumentais tão importantes pro nosso sertão. As filarmônicas exercem papéis diversificados na nossa sociedade. Elas atuam na formação de músicos, oferecem entretenimento para as cidades do interior e contribuem também para a formação cidadã de crianças e jovens.  Pra compor o programa, conversamos com um time de peso. Falamos com os seguintes representantes das filarmônicas da nossa região: Paulo Alencar, Nildinha Galvão, Jorge dos Santos e Egnaldo Paixão. Conversamos também com Tenison Santana, professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual do Ceará; e com Fred Dantas, Diretor de Relações Institucionais da Associação Filarmônicas Unidas da Bahia, a FUB. ______________________________ CRÉDITOS: Pesquisa e Produção: Adriana Santana; Entrevistas: Adriana Santana e Nando Lemos; Roteiro: Adriana Santana e Felipe Neiva; Apresentação: Adriana Santana e Kerollen Hagnys; Edição: Gerry Barbuda; Entrevistados: Paulo Alencar, Nildinha Galvão, Jorge dos Santos, Egnaldo Paixão, Tenison Santana, Fred Dantas; Cordelista: Maicon Dias, com o cordel "A Força da União"; Intérpretes da trilha sonora: Filarmônica 4 de Março; Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses; Ilustração: Eli de Castro; Design e Gestão de Mídias: Agência Inception; Assessoria de Comunicação: Lorena Simas

4/3/21 • 63:38

Dando continuidade a nossa temporada dedicada ao Piemonte Norte do Itapicuru, hoje falamos sobre a cidade de Ponto Novo. Com população de cerca de 15 mil habitantes, Ponto Novo foi a penúltima cidade a se emancipar no nosso território. E é pra lá que a galera vai quando quer pegar uma “Prainha”, como é conhecido o balneário da cidade. Pra nos ajudar a contar a história de Ponto Novo, contamos com a participação de Artur Paiva, que é agricultor, comerciante e grande conhecedor da história da cidade. ______________ CRÉDITOS Pesquisa: Nando Lemos e Kerollen Hagnys; Roteiro e Produção: Adriana Santana; Apresentação: Adriana Santana e Kerollen Hagnys; Entrevistado: Artur Paiva; Edição: Gerry Barbuda; Intérprete da trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Gravação da trilha sonora: Maicon Dias; Ilustração: Eli de Castro; Design e Gestão de Mídias: Agência Inception Assessoria de Comunicação: Lorena Simas; Apoio Financeiro: Programa Aldir Blanc Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

3/30/21 • 48:55

Dando continuidade à temporada dedicada à Música do Sertão, falamos dessa vez sobre os Grandes Compositores de Senhor do Bonfim. Da música instrumental à bossa nova; do forró à soul music. Em todos os gêneros musicais tem bonfinense deixando sua marca na história.  Nesse episódio, nós apresentamos alguns desses personagens. E, pra isso, contamos com as participações dos músicos Zecrinha e Sérgio Teixeira; do pesquisador Alex Barbosa e do poeta Ailton Ribeiro. ______________  CRÉDITOS Pesquisa: Nando Lemos e Kerollen Hagnys; Produção: Adriana Santana; Roteiro: Felipe Neiva;  Apresentação: Adriana Santana e Kerollen Hagnys; Entrevistas: Nando Lemos e Adriana Santana; Entrevistados: José Batista da Silva Sobrinho (Zecrinha), Sérgio Teixeira, Alex Barbosa e  Ailton Ribeiro Cordelista: Ailton Ribeiro, com o cordel intitulado “Compondo Compositores” Desenho de Som: Felipe Neiva Edição: Gerry Barbuda; Intérpretes da trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba, Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, Trio Nordestino, Zecrinha, Walter Santos, Hyldon Ilustração: Eli de Castro; Design e Gestão de Mídias: Agência Inception; Assessoria de Comunicação: Lorena Simas; Apoio Financeiro: Programa Aldir Blanc Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

3/27/21 • 48:54

Dando continuidade a nossa temporada dedicada ao Piemonte Norte do Itapicuru, dessa vez falamos sobre a cidade de Filadélfia, não a Filadélfia americana, mas a nossa Filadélfia baiana e sertaneja. Com população de cerca de 16 mil habitantes, essa cidade se localiza há 344 km de distância da capital baiana e é conhecida pela tradicional Festa do Feijão.  Para falar sobre a história e a cultura do município, contamos com as participações da professora Marlúcia Gama da Cruz e também com Simone Dias, estudante do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. ______________ CRÉDITOS Pesquisa: Nando Lemos e Kerollen Hagnys; Roteiro e Produção: Adriana Santana; Apresentação: Adriana Santana e Kerollen Hagnys; Entrevistadas: Marlúcia Gama da Cruz e Simone Dias; Edição: Gerry Barbuda; Intérprete da trilha sonora: Grupo de Calumbi de Itiúba; Gravação da trilha sonora: Maicon Dias; Ilustração: Eli de Castro; Design e Gestão de Mídias: Agência Inception Assessoria de Comunicação: Lorena Simas; Apoio Financeiro: Programa Aldir Blanc Bahia, Centro de Culturas Populares e Identitárias, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

3/23/21 • 32:56

Similar podcasts