Show cover of Talk2Biz

Talk2Biz

Ouça o Talk2Biz, nosso podcast sobre estratégia, gestão, marketing e inovação! Drops semanais com o professor Bruno Garcia e, eventualmente, com convidados, para falar sobre tudo o que acontece e as principais tendências no mundo dos negócios. Não deixe de ouvir!

Tracks

135 - Shoppable: entenda o conceito e sua importância
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre o conceito de shoppable (comprável) e sua importância para as abordagens de Marketing em tempos onde os canais se tornam cada vez mais híbridos. Quando falamos em algo se tornar comprável estamos lidando diretamente com os pontos do P de Praça, como disponibilidade e presença (temas já tratados em outros episódios do Tal2Biz). Mas na esfera digital, o entendimento de acesso a um produto ou uma oferta se torna muito mais amplo, na medida em que praticamente tudo poderia estar disponível para compra o tempo todo, a qualquer horário e de qualquer lugar. Em um momento onde as empresas brigam para estabelecer suas plataformas e para construir uma presença omnichannel, será que estamos entendendo de fato a ideia do shoppable?  Será que as marcas estão explorando verdadeiramente o conceito? E como isso pode impactar (e reformular) modelos de negócios mais tradicionais daqui por diante? Ecossistemas híbridos ou 100% digitais avançarão por este caminho nos próximos anos? A ideia de shoppable tende a ampliar radicalmente nossa visão de abordagem em marketing, tanto no varejo quanto no ecossistema de serviços. Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada #supermercados Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
23:34 09/21/2022
Coin027 - Videogames X Computador: Qual posicionamento vai prevalecer?
No #Coin2Biz de hoje, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) e Alexander Marra (@alexmoncks) falam sobre a clássica disputa entre videogames e computadores pela supremacia em relação aos jogos eletrônicos. Desde a década de 1980, consoles tradicionais e computadores (nos seus mais variados sistemas) se revezam como polos criativos e tecnológicos em relação aos avanços dessa indústria, inclusive com momentos em que os videogames tradicionais tentaram se parecer mais com computadores, enquanto em outros momentos, o inverso ocorreu, com fabricantes de micros arriscando suas fichas no mercado de games mais tradicional. Mas e hoje, como fica esta divisão? Consoles tradicionais se parecem cada vez mais com o segmento PC Gamer, tanto em relação à arquitetura tecnológica, quanto em relação aos recursos que oferecem. Além disso, a integração entre plataformas permitindo a conexão entre múltiplos jogadores e o game via streaming são um caminho aparentemente sem volta. Será que caminharemos para um posicionamento único? Videogames deixarão de ser uma categoria de produto e passarão a uma categoria de serviço, dentro de ecossistemas maiores? E o segmento mobile, como ficará nesta nova configuração do mercado? Será que o mercado de hardware pode se alterar substancialmente? Não deixe de ouvir! #games #mercado #podcast #coin2business #talk2biz #coin2biz #inovacao #tecnologia #mobilegaming #pcgaming #5g #nintendo #sony #microsoft #steam #valve #pc #pcgamer #pcgaming #mobile #mobilegaming #covid #economia #marketplace #modelodenegocios #canais #hub #omnichannel #videogame #hardware #netflix #streaming #amazon #google #xbox #gamepass #streaming #xboxcloud #gamepass #posicionamento  Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
66:15 09/14/2022
134 - Inovação digital no varejo e nos supermercados: o que esperar?
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre as perspectivas de inovação digital para o varejo e para o setor supermercadista. Apesar da pandemia ter acelerado a digitalização de tais empresas, no Brasil ainda existe muito a avançar. Enquanto no cenário internacional assistimos a uma briga cada vez mais intensa por integração entre as jornadas de compra, construção de plataformas e visão única do cliente para oferecer experiências melhores, por aqui as iniciativas ainda parecem tímidas e superficiais: criação de perfis no Instagram, centrais de pedidos pelo Whatsapp e outras ações mais simples. Será que estamos explorando todo o potencial do digital? E os grandes players do segmento de e-commerce e marketplace: o quanto eles já se apropriaram de categorias que antes eram quase uma exclusividade de mercados, mercearias e até hortifrutis? O quanto eles avançarão nos próximos anos? Todas essas são questões fundamentais para que possamos traçar os rumos do varejo nacional daqui por diante. Os grandes gargalos passam por estabelecer uma verdadeira integração entre as plataformas de venda, mudar a mentalidade e a visão da empresa para a realidade digital e híbrida, além de estabelecer parâmetros ligados ao conceito de agilidade, já que tudo no digital resulta em um ritmo mais dinâmica. Digitalizar um negócio passa por repensar aspectos internos (os processos) e aspectos externos (a entrega que a empresa faz). Será que as empresas estão preparadas para tal desafio? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada #supermercados Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
22:25 09/10/2022
133 - Automação burra: Até quando? Quais os seus impactos?
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) convida os ouvintes a uma reflexão sobre a excessiva automação em tarefas comerciais e de Marketing: até que ponto o uso excessivo de tecnologia pode servir para esconder a incompetência profissional ou mesmo para blindar a empresa de qualquer diálogo autêntico com o consumidor? Será que a tecnologia que foi vista como fator gerador de vantagem competitiva, se mal utilizada, pode contribuir justamente para o resultado oposto, engessando a marca e seus processos de diálogo e atendimento ao público? As abordagens, que hoje em sua maioria são vendidas como fórmulas prontas de sucesso garantido, de fato dão retorno, mesmo que de natureza puramente quantitativa? E mesmo algum retorno gerado é capaz de superar os ruídos e gaps para a marca por conta da incapacidade de interação verdadeira?   Embora quase todas as organizações da atualidade coloquem este nível de proximidade com seus stakeholders como um ponto fundamental para qualquer estratégia de sucesso, a maioria acaba se afastando desse objetivo com o uso elevado de sistemas que, supostamente deveriam ajudar no diálogo, mas no final acabam tornando o gerenciamento caótico. Não estaria na hora de evoluirmos nesta abordagem, usando o melhor da tecnologia para tornar o atendimento mais humano? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #marketingmix #praca #distribuicao #logistica #presenca #disponibilidade #limitacaogeografica #inovacao #planejamento #posicionamento #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #competição #segmento #cliente #crm #relacionamento #internet #digital #businessintelligence #analise #agilidade #competitividade #oportunidade #gerenciamento #administração Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
22:19 09/01/2022
132 - Quatro pilares para sustentar uma estratégia de Branding
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre quatro pontos que são fundamentais para sustentar uma estratégia sólida de branding. Infelizmente, a maioria das empresas e dos profissionais, ao pensar nas estratégias de marca, direciona todas as energias para a comunicação, criatividade e para aspectos externos. Mas será que não estamos esquecendo de importantes questões internas, que de fato serão decisivas para que uma marca conquiste o público e gere relevância? Se a marca é construída a partir dos inúmeros pontos de interação entre consumidor e empresa, quais fatores podem ser decisivos para que durante esta jornada, as pessoas construam uma percepção correta e de maior valor agregado? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #branding #marca #co-branding #cobranding #collab #licenciamento #extensaodelinha #brandequity #servicos #servicificacao #hibridismo #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #maturidade #produto #gerenciadeproduto #competição #desenvolvimento #industria #miopia #brandingmaisconsumo #oportunidade #gerenciamento #administração #elasticidade #posicionamento #reputacao #identidade #historico #credibilidade #cultura #digital #tecnologia #economia #desenvolvimento Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
24:52 08/26/2022
131 - Interação reativa e interação mútua: qual o impacto para o Marketing Digital?
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) explica os conceitos de interação reativa e interação mútua, para que possamos entender com maior clareza como estes diferentes níveis de interatividade influenciam nas abordagens de Marketing Digital. Embora no senso comum qualquer plataforma que permita maior nível de feedback, diálogo e algum grau de customização possa ser chamada de "interativa", a própria ideia de interação possui as suas classificações. Ambientes com maior possibilidade de feedback e que sejam abertos o suficiente para que os indivíduos dialoguem de forma mais livre demandam das marcas estrutura e capacidade de diálogo bem maiores. Será que estamos olhando para estas características específicas de cada ambiente antes de estabelecer uma estratégia de Marketing Digital? Ou as empresas estão partindo para uma ocupação sem critério destes espaços, o que apenas tende a aumentar o ruído e os problemas nestes cenários que já estão saturados? Quanta energia (e dinheiro!) não está sendo desperdiçada por conta de abordagens digitais mal elaboradas?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #interacao #interatividade #internet #interacaoreativa #interacaomutua #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada #marketingdigital #seo #searchenginemarketing #marketingdebusca #inbound Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
23:34 08/18/2022
130 - Encontrabilidade e presença: as bases do Marketing Digital
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre aspectos básicos para uma estratégia de Marketing Digital: presença, posicionamento e a famosa "encontrabilidade". Embora seja muito falado, o marketing digital ainda é pouco compreendido pela maioria, pois as ações dentro destes ambientes acaba tendo um foco nas ferramentas e não na análise. Por isso, tantas ações são empreendidas, tantas "fórmulas" e métodos são lançados, mas tão poucos conseguem de fato obter algum resultado relevante. O problema não estaria justamente na carência de uma estratégia sólida? Se nos ambientes virtuais, o usuário é pró-ativo em suas buscas e tende a ser soberano sobre o seu próprio feed, de que adiantariam investimentos em ferramentas publicitárias e de vendas, sem que haja um sólido direcionamento antes? Por isso mesmo, neste episódio voltamos à essência do planejamento: como será a presença da sua marca/empresa/oferta nas plataformas e ambientes virtuais; qual será o posicionamento construído e/ou reforçado nestes inúmeros canais de diálogo e interação; e por fim, como a empresa estrutura o seu conteúdo e as ações desenvolvidas neste universo para que ela seja mais "encontrável"?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada #marketingdigital #seo #searchenginemarketing #marketingdebusca #inbound Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
22:11 08/15/2022
129 - Omnichannel não é apenas ter um aplicativo
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala mais uma vez sobre integração, plataformas e as dificuldades para se implementar uma verdadeira política omnichannel. Infelizmente muitos profissionais acabam tendo uma visão superficial de que uma abordagem omni pressupõe apenas inclusão da marca e de canais de vendas em plataformas digitais. Mas isso não resolve o principal desafio que as empresas possuem, que é garantir uma visão única do cliente e uma experiência integrada. Será que corremos o risco de mais uma vez perder o foco e acabar "tapando o sol com uma peneira" de tecnologia, a exemplo do que já aconteceu em outros períodos? Um ponto fundamental é que na maior parte das vezes, estabelecer novos canais e novos pontos de presença tende a tornar a gestão e a operação da empresa mais caótica e não naturalmente melhor. Logo, todo investimento que seja feito nesta direção deve estar embasado por um planejamento e análises sérias, entendendo de fato como os novos canais dialogam com aquilo que a marca já executa hoje. Além disso, se a organização não modifica sua cultura interna, digitalizar canais de venda e de relacionamento apenas tornam mais aparentes os problemas gerenciais e de processos. Qual o melhor caminho, então? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
21:52 08/05/2022
128 - A importância de mapear e integrar as jornadas de compra
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre a jornada de compra dos consumidores, mas não pela perspectiva tradicional e sim olhando para todas as jornadas que possibilitam que um cliente acesse uma marca: será que estas jornadas são conhecidas pelos gestores e profissionais da área? E em caso positivo, será que estamos trabalhando com a possibilidade de integrá-las de maneira a garantir uma experiência única da marca junto aos nossos consumidores? Embora o conceito de jornada de compra seja muito explorado, principalmente pelos "gurus" do marketing digital, na prática, poucas empresas são capazes de apontar com exatidão para as jornadas dos seus próprios clientes, muito menos são capazes de integrá-las.  Porém, este certamente está entre os principais desafios em Marketing para os próximos anos: marcas capazes de integrar e gerenciar suas diferentes jornadas de compra possíveis a ponto de garantir uma entrega única, a mesma experiência (one brand experience) e todas as vantagens de uma cultura verdadeiramente omnichannel, sairão na frente em relação aos seus concorrentes. O desafio não é apenas de mentalidade e visão de negócios: a mudança depende de uma cultura interna compatível e também (claro) de infraestrutura tecnológica que permita tal integração.  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
22:26 07/29/2022
127 - Inovação, branding & co-branding: uma análise das possibilidades
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre as possibilidades de inovação orientadas pelo branding, em especial nas abordagens de co-branding, quando duas marcas se unem para propor algo novo. O episódio também abre espaço para uma reflexão sobre como boa parte de empresários e gestores encaram o processo de construção de marca, sempre de maneira linear e superficial, quando na verdade ele envolve um ciclo de aprendizado social a respeito da marca e por isso mesmo, deve ser pensado a médio e longo prazo. Como as empresas podem trabalhar este processo de aprendizado? E como o co-branding pode ser trabalhado em diferentes níveis para gerar tanto diferenciação por conta da inovação, mas também pelos novos apelos emocionais que pode gerar junto ao público? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #branding #marca #co-branding #cobranding #collab #licenciamento #extensaodelinha #brandequity #servicos #servicificacao #hibridismo #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #maturidade #produto #gerenciadeproduto #competição #desenvolvimento #industria #miopia #brandingmaisconsumo #oportunidade #gerenciamento #administração #elasticidade #posicionamento #reputacao #identidade #historico #credibilidade #cultura #digital #tecnologia #economia #desenvolvimento Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
21:19 07/21/2022
126 - P de Praça: a importância de uma análise estratégica
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) faz uma análise do P de Praça, o terceiro elemento do Marketing Mix que por vezes acaba sendo subestimado ou relegado a uma visão extremamente superficial. Será que as pessoas compreendem a importância de se estabelecer uma estratégia com foco na presença e disponibilidade de uma oferta como elemento fundamental para o sucesso de um planejamento de Marketing? Será que gestores e profissionais da área compreendem o impacto, as limitações e as possibilidades de expansão e inovação ligadas diretamente ao desenvolvimento de um planejamento com foco nos canais de Marketing? Até que ponto este assunto vem sendo bem explorado? Vamos entender as reais dimensões do planejamento de Praça para explorar todo o seu potencial daqui por diante.  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #marketingmix #praca #distribuicao #logistica #presenca #disponibilidade #limitacaogeografica #inovacao #planejamento #posicionamento #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #competição #segmento #cliente #crm #relacionamento #internet #digital #businessintelligence #analise #agilidade #competitividade #oportunidade #gerenciamento #administração Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
25:48 07/13/2022
125 - Cenários econômicos e a estratégia de branding: qual a relação?
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre a relação entre o desempenho econômico de uma sociedade ou país e as possibilidades estratégicas para o desenvolvimento de propostas de valor ampliadas e marcas diferenciadas. Qual a relação entre economia e branding e como isso impacta as decisões que os estrategistas e especialistas em Marketing precisam tomar no dia a dia? Será que a capacidade de inovação e ampliação referente a uma oferta estará sempre limitada pelo desempenho econômico do cenário no qual a marca está inserida? O conteúdo é parte de uma palestra do professor Bruno Garcia a profissionais das áreas de Administração, Marketing e Comunicação sobre as orientações estratégicas de branding em cenários hipercompetitivos.  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #branding #marca #co-branding #cobranding #collab #licenciamento #extensaodelinha #brandequity #servicos #servicificacao #hibridismo #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #maturidade #produto #gerenciadeproduto #competição #desenvolvimento #industria #miopia #brandingmaisconsumo #oportunidade #gerenciamento #administração #elasticidade #posicionamento #reputacao #identidade #historico #credibilidade #cultura #digital #tecnologia #economia #desenvolvimento Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
26:49 07/06/2022
Coin026 - Escolas do pensamento estratégico e os games: uma análise da Sega
No #Coin2Biz de hoje, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) faz uma análise correlacionado o posicionamento estratégico da Sega e algumas das principais escolas do pensamento a respeito da estratégia empresarial. A partir das atitudes e posturas da empresa ao longo da terceira, quarta, quinta e sexta geração de jogos eletrônicos (de meados dos anos 1980 até meados dos anos 2000), o que pode ser percebido do direcionamento e da filosofia por trás da orientação desta empresa que já foi uma das gigantes deste mercado?  Quais foram os seus pontos altos e baixos, que permitiram que ela em alguns momentos desafiasse a gigante Nintendo, mas que em outros levaram o público e seus principais parceiros a não mais consideraram a companhia como uma oferta viável? A marca que foi considerada uma desafiante rebelde, ousada e inovadora, pode ter se prejudicado justamente pela crença nestas abordagens? Quais escolas do pensamento estratégico estão mais alinhadas com as atitudes da icônica gigante japonesa? Não deixe de ouvir! #games #mercado #podcast #coin2business #talk2biz #coin2biz #inovacao #tecnologia #lançamentos #nintendo #sega #16bit #nes #famicom #supernes #supernintendo #superfamicom #megadrive #genesis #markiii #mastersystem #pcengine #nec #snk #neogeo #playstation #branding #marca #arquetipos #rebelde #posicionamento #propostadevalor #gestaodebranding #brandequity #planejamento #vantagemcompetitiva #segundageracao #terceirageracao #quartageracao #quintageracao #sextageracao #setimageracao #oitavageracao #videogame #lançamento #hardware Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
32:44 06/29/2022
Coin025 - O poder das franquias no mercado de games
No #Coin2Biz de hoje, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) recebe mais uma vez Ricardo Lira, entusiasta sobre jogos eletrônicos, para falar sobre as franquias clássicas do mercado de jogos eletrônicos e sobre como muitas delas se atualizaram ao longo das gerações, algumas com excelentes resultados, outras nem tanto. Além disso, o mercado com foco na nostalgia "usa e abusa" das propriedades intelectuais já consagradas para vender com mais facilidade, atrair uma legião de fãs, sempre com a promessa de reviver os "bons tempos do passado". Mas será que este realmente é um caminho interessante, ou será que virou uma forma de ganho fácil para desenvolvedoras e produtoras do mundo todo? Até que ponto o eterno retorno a jogos e personagens clássicos não reflete uma falta de criatividade e iniciativa no desenvolvimento de bons jogos que sejam capazes de cativar o público? E os remakes, remasters e outras formas de relançar clássicos: são verdadeiras homenagens aos jogos de antigamente ou se tornaram soluções preguiçosas para um suposto gargalo criativo? Venha para este papo hiper saudosista com a gente e ainda relembre algumas das franquias mais clássicas do mercado de videogames. Não deixe de ouvir! #games #mercado #podcast #coin2business #coin2biz #talk2biz #franquias #mario #sonic #alexkidd #ninjagaiden #shinobi #goldenaxe #nintendo #sony #sega #tectoy #mastersystem #famicom #nes #nintendinho #castlevania #8bit #16bit #estratégia #business #inovacao #videogame #megadrive #genesis #supernes #supernintendo #nintendo64 #posicionamento #qualidade #remake #remaster #gtv #assassinscreed #godofwar #capcom #snk #konami #tecmo #doubledragon #ubisoft #princeofpersia Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
76:54 06/23/2022
124 - A dinâmica da competição pela ótica do Marketing
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) traz conteúdo exclusivo de uma de suas palestras falando sobre a dinâmica da competição pela ótica do Marketing, a partir de duas ferramentas básicas da área de gerenciamento de produto: o gráfico dos níveis de produto e a análise de ciclo de vida do produto. O que estas duas perspectivas dizem sobre a abordagem estratégica como um todo e sobre a abordagem aplicada de Marketing? Quais são os desafios e erros mais comuns em cada uma dessas esferas? E como evitar que uma oferta sofra pelo efeito da concorrência e acabe caindo na fase de declínio? O conteúdo é parte de uma apresentação do professor Bruno Garcia para alunos dos cursos de Administração e Marketing, onde a grande questão colocada era: quais as melhores abordagens em cenários hipercompetitivos? Será que existe uma fórmula única? E quais fatores devem ser os pontos de atenção para executivos de Marketing?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #segmentacao #persona #target #publicoalvo #perfil #consumo #consumidor #comportamento #tendencias #integracao #propostadevalor #vantagemcompetitiva #niveisdeproduto #ciclodevidadeproduto #portifoliodeproduto #gerenciadeproduto Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
34:53 06/22/2022
123 - Um Brasil industrializado é possível? Feat. Fausto Oliveira
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) recebe o jornalista e escritor Fausto Oliveira (@fausto.oliveira.oficial), fundador do canal e site Revolução Industrial Brasileira (RIB), para um papo sobre os desafios para tornar o Brasil um país verdadeiramente industrializado. Nas últimas quatro décadas, o Brasil praticamente parou em seu processo de desenvolvimento, além de recuar em muitas esferas, devido a um forte movimento de desindustrialização. Como chegamos a este ponto? E como reverter este quadro? Apesar de representar um dos maiores entraves ao nosso desenvolvimento, o desafio referente à industrialização parece estar entre as últimas prioridades de nossas lideranças, além de existir um senso comum de que para as economias modernas, este seria o caminho mais correto a ser seguido. Será mesmo? Uma economia pode saltar etapas de desenvolvimento? É possível sustentar um forte crescimento apenas com atividades industriais de baixo valor agregado? E a economia de serviços, pode desenvolver-se a ponto de "tapar este enorme buraco" em nossa capacidade produtiva?  Não deixe de ouvir! Links para o livro de Fausto Oliveira:   O Ancap em ebook https://www.amazon.com.br/dp/B09MZGPR5S   O Ancap em papel https://www.editoraflyve.com/product-page/o-ancap #talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #consumo #tendencia #economia #covid19 #covid #crise #PIB #quarentena #recessão #consumidor #mercado #valor #crescimento #desenvolvimento #cenario #2021 #industria #servicos #desindustrializacao #PIB #política #políticainternacional #crescimentoeconomico  Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
39:59 06/15/2022
122 - Previsão de demanda x Criação de demanda
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre as diferentes abordagens e perspectivas quando falamos sobre produtos e serviços em mercados já consolidados e quando falamos de novos mercados ou em ofertas baseadas na inovação. Trata-se da diferença básica de uma abordagem que tenta prever a demanda contra uma outra abordagem que tenta criar a demanda (a partir da inovação). Bom, talvez não criar no sentido literal, mas redefinir os limites de um mercado, um segmento alvo ou um contexto de uso, fazendo com que todas as projeções baseadas no funcionamento atual de um setor não mais se apliquem.  Como entender estes diferentes enfoques? Quais as melhores abordagens em cada caso? E por que a inovação de ruptura pode romper as fronteiras atuais de um mercado e ampliar ou modificar severamente os seus campos de atuação? Será possível prever a demanda em cenários onde o mercado ainda não existe ou mesmo existindo, passará por grandes transformações?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #segmentacao #persona #target #publicoalvo #previsao #demanda #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #tendencias #integracao #propostadevalor #web #redessociais #vantagemcompetitiva Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
25:59 06/09/2022
121 - Ponto ótimo, saturação e estagnação: qual a saída?
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) continua falando sobre a guerra entre os serviços de streaming (pauta do Talk2Biz Tech episódio 120), porém olhando para as dinâmicas de amadurecimento de um mercado e correlacionando cada etapa desta evolução com as principais estratégias desenvolvidas tanto pela Netflix quanto pelos seus principais competidores. Será que chegamos a um ponto de saturação para os serviços de video on demand? Ou será que o problema está na modelagem de negócios inicialmente instituída? Ainda há espaço para novas abordagens e até mesmo para a inovação, ou a tendência é que as empresas do setor adotem posturas mais rígidas, conversadores e até mesmo "extrativistas", buscando obter a melhor rentabilidade possível a partir da infraestrutura e da posição de mercado já consolidada? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #talk2biz #competição #streaming #tecnologia #videoondemand #vod #netflix #disneyplus #disney #disney+ #amazon #amazonprime #hulu #espn #youtube #starz #paramount #hbo #inovacao #ciclodevidadeproduto #saturacao #hipercompeticao #plataforma #ecossistema #precos #industria #economiacriativa #competitividade #vantagemcompetitiva  Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
26:02 06/03/2022
120 - Tech! Hipercompetição no mercado de streaming: E agora, Netflix?
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) recebe o jornalista Renan Peixoto (@renamp) para mais uma edição do Talk2Biz Tech para falar sobre o aumento da competição no mercado de serviços de streaming e seus primeiros impactos sendo sentidos: Netflix com perda de assinantes, diversos serviços estudando ampliar suas mecânicas de controle sobre o compartilhamento de senhas, além de propostas para a criação de planos mais baratos, porém com a inserção de anúncios.  Será que o mercado chegou a um ponto ótimo de saturação? Ou será que os modelos de negócios baseados apenas na receita gerada pelos assinantes não consegue sustentar de maneira adequada toda esta colossal indústria criativa que investe pesado em produções de alto nível? Ou ainda: seria o problema de natureza puramente criativa? Com produções pesadas (do ponto de vista financeiro), porém de qualidade bastante questionável, as diversas plataformas teriam chegado ao ápice em termos de inovação e seus dirigentes estariam mudando a abordagem para um cenário de mercado mais maduro (não conseguimos mais inovar e agora tentaremos extrair o máximo de dinheiro no menor tempo possível)? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #talk2biztech #streaming #tecnologia #videoondemand #vod #netflix #disneyplus #disney #disney+ #amazon #amazonprime #hulu #espn #youtube #starz #paramount #hbo #inovacao #plataforma #ecossistema #precos #industria #economiacriativa #xbox #xboxcloud #gamepass #google #apple  Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana. Clique aqui!
65:49 05/25/2022
119 - Branding & Vantagem Competitiva: aspectos mercadológicos x aspectos culturais Feat. Rafael Malhado
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) traz o conteúdo de uma live realizada no ano de 2021 em parceria com a Facha para promover o MBA Branding+Consumo. Nesta live, Bruno Garcia recebe o professor e pesquisador Rafael Malhado, hoje doutorando em Comunicação & tecnologia pela Uerj, para falar sobre os desafios ligados ao desenvolvimento de estratégia de branding, tanto olhando pelos aspectos mercadológicos, quanto pelos aspectos culturais. O quanto as empresas e marcas estão preparadas para aplicar um olhar estratégico sobre estes temas? Será que estamos todos vivendo um processo de "brandificação"? E o quanto essa postura massiva de pessoas e produtos no sentido de criar uma marca sólida pode ter um efeito inverso, fazendo com que as abordagens de comunicação percam o seu efeito (e talvez até o sentido)?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #branding #marca #co-branding #cobranding #collab #licenciamento #extensaodelinha #brandequity #servicos #servicificacao #hibridismo #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #maturidade #produto #gerenciadeproduto #competição #desenvolvimento #industria #miopia #brandingmaisconsumo #oportunidade #gerenciamento #administração #elasticidade #posicionamento #reputacao #identidade #historico #credibilidade #cultura #digital #tecnologia Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
60:26 05/18/2022
118 - Transumanismo, tecnologia e seus impactos Feat. Vitor Lima
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) recebe o professor e pesquisador Vitor Lima (@vitormlima), pós-doutor em Administração e um dos pioneiros no mundo a estudar o transumanismo e as evoluções tecnológicas de ponta pela perspectiva do Marketing e dos negócios, além de seus impactos sociais e econômicos. Você entende o conceito de transumanismo? Como novas tecnologias emergentes podem aumentar o nosso potencial de forma nunca antes vista? E quais os limites para que tais soluções cheguem ao mercado e sejam aplicadas de forma ética e equilibrada? Neste papo de "explodir cabeças", o professor Vitor Lima traz um pouco do seu conhecimento sobre esses temas e explica como tais tecnologias são complexas e podem gerar impactos em todos os campos do conhecimento. Atualmente, Vitor é professor assistente de Marketing na Audencia Business School, na França. Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #consumo #tecnologia #transumanismo #biohacking #inteligenciaartificial #ia #genetica #cultura #sociedade #analise #cenarios #mudanca #complexidade #tecnologiasemergentes #gestaodainovacao #inovacaoincremental #inovacaodisruptiva #evolucaohumana  Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
67:49 05/05/2022
117 - Administração, Marketing e a visão determinista
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) entra em um tema mais reflexivo e filosófico para desvendar: podem as estratégias empresariais e o Marketing ter maior precisão? Para responder a esta pergunta, precisamos antes entender sobre diferentes visões de mundo: uma determinista, segundo o qual tudo pode ser previsto, desde que os dados envolvidos naquela operação sejam conhecidos e possam ser computador, e uma outra não-determinista, que enxerga uma série de fatores que não são regidos por uma regra natural, mas sim pelo princípio da aleatoriedade. Logo, tais fatores não poderiam ser previstos com exatidão e os resultados de qualquer sistema complexo seriam sempre imprevisíveis.  O quanto das decisões estratégicas que tomamos em uma empresa ou mesmo em nossas vidas podem estar impregnadas pela ideia de determinismo e o quanto tal conceito pode levar a uma visão reducionista da realidade? Será que com toda a tecnologia e a imensa quantidade de dados que temos a nossa disposição, continuaremos a não ter certeza sobre os resultados de uma abordagem? O que mudaria na dinâmica dos negócios, caso a visão das pessoas reconhecesse a aleatoriedade de uma série de fenômenos?  Não deixe de ouvir! Compre o livro O Andar do Bêbado pela Amazon! https://amzn.to/3s1CAOt #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #segmentacao #persona #target #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #tendencias #integracao #propostadevalor #web #redessociais #vantagemcompetitiva #determinismo #aleatoriedade #matemática #oandardobebado Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
27:22 04/28/2022
116 - Adivinhação de Marketing
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre a dificuldade para o Marketing em construir abordagens mais assertivas, mesmo com todo o aparato de dados e sistemas gerados pelo digital. Até que ponto, apesar de todos os avanços, ainda continuamos no processo ligado a palpites, ou como Kotler definiu no seu último livro "Marketing 5.0" como "guess marketing" (ou Marketing de adivinhação). Neste processo, as empresas ainda tomam as suas decisões baseadas em recortes estatísticos ou em dados quantitativos que tragam relevância numérica. Por esta razão, mesmo ações no digital acabam sendo baseadas em fatores mais demográficos e geográficos, do que em questões sociais, psicológicas e culturais.  Existiria uma saída para isso? O quanto isso ainda é gerado por limitações técnicas ou o problema estaria nas abordagens cada vez mais focadas em resultado no curtíssimo prazo? Ou ainda: será que apesar dos avanços, os profissionais de administração e de marketing não foram capazes de acompanhar esta evolução e ainda trabalham ou tomam suas decisões baseados em parâmetros clássicos? Até quando continuaremos no processo de adivinhação? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #segmentacao #persona #target #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #tendencias #integracao #propostadevalor #web #redessociais #vantagemcompetitiva  Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
26:00 04/22/2022
115 - O live commerce vai decolar? Feat. Juliane Souza
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) receba a professora  e especialista em Marketing Digital Juliane Souza (@juliane_marketing) para um papo sobre as perspectivas do live commerce (comércio eletrônico por meio de transmissões ao vivo), uma modalidade que promete abrir novos caminhos e possibilidades para o setor. Em meio ao rápido crescimento dos canais digitais, as transmissões ao vivo com plataformas de venda integradas vêm ganhando mais e mais espaço, com a promessa inclusive de que grandes players e plataformas de transmissão como YouTube e Instagram criem suas próprias ferramentas.  O quanto o live commerce pode ampliar o alcance do e-commerce tradicional? Será que finalmente teremos uma experiência de e-commerce integrada com as nossas smart TVs? E diante de tantos players fortíssimos que atuam com comércio eletrônico, quais deles estão mais antenados com tais tendências e preparados para explorar este novo formato?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #consumo #tendencia #ecommerce #comercioeletronico #livecommerce #socialcommerce #analise #cenarios #vuca #vantagemcompetitiva #mudanca #complexidade #transformacao #digital #marketingdigital #mobilecommerce #integracao #smarttvs #consumo #comportamento #consumidor #pandemia #covid19 #amazon #aliexpress #shopee #youtube #twitch #instagram #magalu #magazineluiza #americanas Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
30:33 04/14/2022
114 - Tech! 2022: um ano tedioso para o mercado de tecnologia?
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) e o jornalista Renan Peixoto (@renamp) retomam a série Talk2Biz Tech para mais uma temporada, e logo de cara, analisam o que devemos ter de lançamentos nos principais setores ligados a essa indústria. Porém, as perspectivas não são muito animadoras: ainda abalada pela crise dos semicondutores e em meio a um potencial cenário global de crise econômica, a indústria tech parece pouco disposta a fazer lançamentos diferenciados e deve apostar no famoso "mais do mesmo" no que diz respeito a hardware. Seja no mercado de smartphones, de televisores e até entre os wearables, as expectativas são pequenas.  Por outro lado, na parte de software e sistemas, talvez tenhamos alguns avanços significativos. O que pode-se esperar então deste cenário? Será apenas um momento de transição para que novas tecnologias e lançamentos sejam planejados com cautela para 2023 ou 2024? O mercado vai andar de lado? Não deixe de acompanhar este primeiro papo do ano de 2022 do Talk2Biz Tech! #talk2biz #podcast #talk2biztech #microchips #tecnologia #microsoft #smartphones #8k #teladobravel #lançamento #windows #mobile #android #inovacao #samsung #galaxyfold #ecossistema #chips #precos #industria #tecnologia #videogames #xbox #xboxcloud #gamepass #dolar #cambio #google #automacao #amazon #valve #sony #notebooks #wearables #metaverso #realidadevirtual #meta #realidadeaumentada Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
47:57 04/07/2022
Coin024 - Quem consegue segurar a Microsoft?
No #Coin2Biz de hoje, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) e Alexander Marra (@alexmoncks) falam sobre a expansão agressiva da Microsoft graças a sua nova linha Xbox Series e seu ecossistema de serviços, o GamePass associado ao Xbox Cloud. Com números impressionantes e a liderança absoluta em relação ao streaming de jogo, a gigante fundada por Bill Gates fez aquisições, não para de crescer no número de assinantes e pode inaugurar uma nova fase no mercado de consoles domésticos. Será que Sony e Nintendo conseguem acompanhar este ritmo e tirar a Microsoft deste verdadeiro oceano azul? E a Netflix, que tanto prometeu entrar na área de streaming de jogos, poderá reagir? Isso sem mencionar as possibilidades da empresa morder uma fatia considerável do mercado de pc gaming e também do mobile! Ou seja, tudo nos leva a uma pergunta chave: será que o ecossistema Xbox poderá tornar a Microsoft finalmente líder neste mercado? Quais são as outras possibilidades e como outros players vêm reagindo a este movimento?  Não deixe de ouvir! #games #mercado #podcast #coin2business #talk2biz #coin2biz #inovacao #tecnologia #NFT #5g #nintendo #sony #microsoft #steam #valve #pc #pcgamer #pcgaming #mobile #mobilegaming #covid #economia #marketplace #modelodenegocios #canais #hub #omnichannel #videogame #hardware #netflix #streaming #amazon #google #xbox #gamepass #streaming #xboxcloud #gamepass Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
53:11 03/31/2022
113 - Quatro "tsunamis" de dados que podem reformular o mercado
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre quatro áreas que são potenciais geradoras de imensos volumes de dados (big data) e que podem reformular o mercado, tanto pela perspectiva das abordagens de marketing, quanto pelas oportunidades referentes a criação de novos negócios, produtos e serviços. Indo muito além do conceito de big data tradicional, que costuma focar no volume de dados que são gerados a partir da nossa jornada em ecossistemas digitais, o que poderíamos dizer do ambientes físicos totalmente conectados, como o smart retail, a nossa saúde sendo monitorada e metrificada, o impacto da internet das coisas (IoT) e das cidades inteligentes (smart cities)? O quanto estes novos ambientes e ecossistemas geram de informação e de oportunidades? Quais serão os impactos mais prováveis nos próximos anos? E como empresas e a sociedade podem tirar proveito disso para gerar uma melhor qualidade de vida e desenvolvimento sustentável?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #bigdata #businessintelligence #datadrivenmarketing #datadriven #sim #sistemasdeinformaçaodemarketing #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #dados #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada #inteligenciadedados Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
23:53 03/25/2022
112 - Inovação aplicada a micro e pequenas empresas Feat. Conceição Souza
No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) receba a professora e consultora Conceição Souza (@professora_conceicao_souza) para um papo sobre a aplicação de metodologias ligadas ao desenvolvimento de inovação em micro e pequenos negócios. Quase sempre, tudo o que se fala a respeito de inovação acaba sendo muito direcionado para organizações de maior porte, mas seria então impossível aplicar ferramentas e desenvolver soluções inovadoras em ambientes menores? Quais as metodologias existentes para isso e quais as principais dificuldades enxergadas por um pequeno empreendimento para inserir definitivamente a inovação no seu radar para que ele deixe de ser assunto somente nas palestras motivacionais de final de ano? A professora Conceição Souza fala sobre o método que ela aplica junto aos seus clientes e das principais técnicas e abordagens para, aos poucos, reduzir a resistência ao pensamento inovador e, principalmente, eliminar uma a uma as barreiras existentes na própria cultura interna destas empresas. Em tempos tão difíceis quanto o atual, será que é viável deixar a inovação de lado? Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #consumo #tendencia #planejamento #culturaorganizacional #analise #cenarios #vuca #vantagemcompetitiva #mudanca #complexidade #transformacao #lideranca #cultura #administracao #consumo #comportamento #consumidor #pandemia #covid19 #PME #microempresa #pequenaempresa #gestaodainovacao #inovacaoincremental #inovacaodisruptiva Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana.  Clique aqui!
39:09 03/17/2022
111 - Big Data, Data Driven e Sistemas de Informação de Marketing
No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) explica o conceito de Sistemas de Informação de Marketing (SIM) e sua evolução para o que hoje entendemos como big data e uma gestão orientada a dados (data driven). Além disso, ele fala também sobre como o acesso e gerenciamento de tantas informações pode ajudar a tornar as lideranças mais efetivas em sua tomada de decisão. Mas existem inúmeros desafios para que uma organização possa tirar proveito de tudo isso: da filtragem dos dados que são de fato relevantes em meio à avalanche do big data ao processo de interpretação e contextualização das informações, além dos desafios próprios da gestão de TI.  Será que esse foco excessivo no chamado business intelligence pode prejudicar (ao invés de aumentar) a capacidade das empresas e seus gestores de terem uma melhor visão sobre o mercado? Até que ponto a glorificação dos dados pode afastar a gestão de marketing de aspectos mais humanos e subjetivos de um negócio? Quais devem ser os cuidados para evitarmos este tipo de problema?  Não deixe de ouvir! #talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #bigdata #businessintelligence #datadrivenmarketing #datadriven #sim #sistemasdeinformaçaodemarketing #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #tendencias #omnichannel #frictionlesstech #varejo #ecommerce #varejohibrido #publicoalvo #dados #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #iot #ia #inteligenciaartificial #integracao #vantagemcompetitiva #NFT #metaverso #realidadeaumentada #inteligenciadedados Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
24:25 03/10/2022
Coin023 - Ciclo de vida de produto no mercado gamer: uma análise
No #Coin2Biz de hoje, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) faz uma breve análise sobre o ciclo de vida de produtos no mercado de consoles de videogames: das primeiras gerações até os dias atuais, como este ciclo se acelerou ou se prolongou dependendo do contexto de mercado e das tecnologias envolvidas. Como algumas empresa souberam administrar seus lançamentos (e o ciclo dos produtos existentes) para aproveitar oportunidades, largar na frente e se posicionar, enquanto outras acabaram "errando" nos cálculos, fazendo com que alguns lançamentos se tornassem fiascos? Como o conceito de ciclo de vida de produto se aplica a mercados guiados pela alta tecnologia?    Não deixe de ouvir! #games #mercado #podcast #coin2business #talk2biz #coin2biz #inovacao #tecnologia #lançamentos #nintendo #sega #16bit #nes #famicom #supernes #supernintendo #superfamicom #megadrive #genesis #markiii #mastersystem #pcengine #nec #snk #neogeo #playstation #branding #marca #ciclodevida #gestaodeproduto #ciclodevidadoproduto #posicionamento #propostadevalor #planejamento #vantagemcompetitiva #segundageracao #terceirageracao #quartageracao #quintageracao #sextageracao #setimageracao #oitavageracao #videogame #lançamento #hardware Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana. Clique aqui!
30:09 03/03/2022