Show cover of Prato do Dia | Podcast Unesp

Prato do Dia | Podcast Unesp

O “Prato do Dia”, Podcast da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Reitoria da Unesp é um bate-papo e uma troca de ideias sobre temas de interesse da sociedade. De maneira informal debateremos tópicos atuais, sempre na perspectiva de termos o contra-ponto, o diferencial. Acompanhem conosco essa mesa farta de assuntos e discussões.

Tracks

[Prato do Dia #66] Química Verde: princípios para a preservação do meio ambiente e da saúde humana, com Cíntia Milagre
Cíntia Duarte de Freitas Milagre é a convidada desta edição do Podcast Prato do Dia para falar sobre o termo Química Verde, o qual propõe princípios para a preservação do meio ambiente e da saúde humana por meio de sustentabilidade e desenvolvimento de processo químico com diminuição de compostos químicos e processos de resíduos tóxicos. Cíntia é graduada como Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Química pela Unicamp, doutora em Ciências pela mesma universidade e livre docente pela Unesp. Dentre suas inúmeras atividades, Cíntia é docente do Departamento de Bioquímica e Química Orgânica, do Instituto de Química do câmpus da Unesp em Araraquara e embaixadora da organização My Green Lab.
50:49 2/22/24
[Prato do Dia #65] Embates e tensões bélicas entre Otan e Rússia, com o pesquisador Héctor Luis Saint-Pierre
Hector Luiz Saint-Pierre é o convidado desta edição do Podcast Prato do Dia para falar sobre embates e tensões bélicas entre (Organização do Tratado do Atlântico Norte) Otan e Rússia. Héctor é docente da Faculdade de História, Direito e Serviço Social do câmpus da Unesp em Franca, Departamento de Educação Ciências Sociais e Política Internacional. Dentre suas formações e títulos, Héctor é Licenciado em Filosofia pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Realizou mestrado pela Unicamp. Na mesma universidade concluiu o doutorado em Filosofia Política e um pós-doutorado FAPESP/Universidade Autónoma de México. Defendeu sua livre-docência na Unesp, com a tese sobre "Formas contemporâneas da violência Política". Atua também como especialista em Defesa e Segurança Internacional e Coordenador-executivo do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da Unesp.
63:31 2/16/24
[Prato do Dia #64] Origens, transformações e extinções de idiomas, com Rosane de Andrade Berlinck
Rosane de Andrade Berlinck é a convidada desta edição do Podcast Prato do Dia para falar sobre origens, transformações e extinções de línguas e idiomas Rosane é linguista e docente da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus da Unesp em Araraquara, dentre seus estudos, destaque para suas pesquisas sobre português brasileiro, variação e mudanças linguísticas e na correlação entre gênero textual, estilos e normas. Participam deste podcast: Malena Stariolo e Fabio Mazzitelli, ambos jornalistas da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
55:58 1/25/24
[Prato do Dia #63] Impactos e desafios no consumo dos alimentos ultraprocessados, com Renata Galvão de Campos Cintra
Renata Maria Galvão de Campos Cintra é a convidada desta edição do Podcast Prato do Dia para falar sobre os impactos e desafios no consumo dos alimentos ultraprocessados na sociedade contemporânea. Renata possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Atua como professora nas áreas Bioquímica, Nutrição Básica, Nutrição Normal , Avaliação Nutricional e Pesquisa em Alimentação e Nutrição. Atualmente é docente assistente doutora do Instituto de Biociências do câmpus da Unesp em Botucatu, ministrando disciplinas básicas e supervisão de estágio em Nutrição e Saúde Pública, trabalhando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional de populações, educação alimentar, assistência nutricional em doenças crônicas não transmissíveis; avaliação dietética e associação com enfermidades crônicas Participa também em ações de pesquisa e extensão do INTERSAN Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional /Unesp.
54:31 1/11/24
[Prato do Dia #62] Cultura Nordestina, com José Leonardo do Nascimento
José Leonardo do Nascimento é o convidado desta edição do Podcast Prato do Dia para falar sobre a Cultura Nordestina, sua história, características, influências e relevância no cenário da cultura nacional. O professor José Leonardo desenvolve pesquisas sobre estética e história da arte e da cultura brasileira no Instituto de Artes da Unesp no câmpus de São Paulo. Nesse sentido, a entrevista versa sobre a música, que vai desde o convite para pensar o sertão, em Disparada, de Geraldo Vandré, até as reflexões sobre as condições de vida nos manguezais recifenses, popularizadas pelo manguebeat de Chico Science e da Nação Zumbi; na crítica política dos filmes de Glauber Rocha, e na imaginação de um futuro e da herança do cangaço em Bacurau, de Kleber Mendonça Filho; na literatura de cordel, na arte em xilogravura, no forró e no frevo, nas festividades de bumba meu boi e de São João, ou seja, sobre a ampla diversidade da Cultura Nordestina que envolve os nove estados que formam a região Nordeste do Brasil.
58:13 12/21/23
[Prato do Dia# 61] Bienal de São Paulo: História, características e relevância cultural, com Carlos Riccioppo Freitas
Carlos Eduardo Riccioppo Freitas é o convidado desta edição do Podcast Prato do Dia para falar sobre o histórico da Bienal Internacional de Arte de São Paulo, exposição de artes que está na sua 35ª edição e ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, desde 1951. Carlos é professor do Departamento de Artes do Instituto de Artes da Unesp, câmpus de São Paulo, mestre e doutor em História, Teoria e Crítica de Arte, junto ao Departamento de Artes Plásticas da ECA - USP, coordenou o Núcleo de Pesquisa e Formação do Centro Universitário Maria Antônia e realizou diversas exposições na capital paulista. Participam deste programa. Fabio Mazzitelli e Marcos Jorge, ambos jornalistas da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
54:22 12/15/23
[Prato do Dia #60] A atuação e limites do STF, com Soraya Gasparetto Lunardi
Soraya Gasparetto Lunardi é a convidada desta edição do Podcast Prato do Dia para falar sobre a atuação e os limites do STF (Supremo Tribunal Federal). Soraya é professora de Direito Constitucional e Direitos Fundamentais do câmpus da Unesp de Araraquara. Com pós-doutorado pela Universidade Politécnica de Atenas, a docente é autora de mais de 100 estudos publicados em diversos países como: Estados Unidos, Itália, Grécia, Bolívia, Turquia, Portugal e Brasil. Em 2020, foi nomeada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, membro da comissão de juristas, presidida pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, para criar um anteprojeto de lei para sistematizar as regras do processo constitucional. Participam deste programa: Marcos Jorge e Fabio Mazzitelli, ambos jornalistas da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
55:56 11/29/23
[Prato do Dia #59] Astrobiologia: A vida como fenômeno do Universo, com Douglas Galante
Douglas Galante, é o convidado deste Podcast Prato do Dia para falar sobre Astrobiologia. Douglas é professor doutor da cadeira de Geobiologia do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, doutor em Astronomia, pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia (IAG/USP) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Astrobiologia. Participam desta edição: Pablo Nogueira, editor-chefe do Jornal da Unesp, e o jornalista Fabio Mazzitelli, jornalista da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.  Crédito Foto: https://depositphotos.com/br/
49:11 11/16/23
[Prato do Dia # 58] Debate sobre o "Mundo Multipolar", com o pesquisador Tullo Vigevani
Tullo Vigevani é o convidado deste Podcast Prato do Dia para falar sobre os desafios e debates entorno do "Mundo Multipolar". Docente aposentado como titular de ciências políticas do câmpus da Unesp em Marília, professor voluntário do programa de Pós-Graduação San Thiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP) e do curso de Pós-Graduação em Relações Internacionais e Ciências Sociais da Unespem Marília. Atua como pesquisador no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para estudos sobre os EUA. Participam desta edição: Pablo Nogueira, editor-chefe do Jornal da Unesp, e o jornalista Fabio Mazzitelli, jornalista da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp. Foto: depositphotos.com / Autor: alexlmx
55:11 10/31/23
[Prato do Dia #57] Ficção científica: uma literatura para entender sonhos e temores da nossa época
Karin Volobuef, docente do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Araraquara da Unesp é a entrevistada desta edição do Podcast Prato do Dia. Karin é graduada em Letras pela Unicamp, com mestrado e doutorado em Língua e Literatura Alemã pela USP. Na área de atuação, destacam-se os estudos sobre o escritor romântico alemão Ernst Theodor Amadeus Hoffmann, ou E.T.A. Hoffmann, sobre o romantismo e sobre contos, em especial contos de fadas e contos fantásticos. Desta frente de trabalhos em torno de contos fantásticos surgiu a disciplina "Ficção Científica: a literatura de ideias", que Karin leciona a mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, sediado na Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Araraquara. Participam deste podcast: Fabio Mazzitelli, editor do Portal Unesp, e Malena Stariolo, ambos jornalistas da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp.
57:10 10/19/23
[Prato do Dia #56] Combate à violência nas escolas brasileiras, com Luciene Tognetta
Luciene Regina Paulino Tognetta, psicóloga e docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus da Unesp em Araraquara é a entrevistada desta edição do Podcast Prato do Dia. Luciene é graduada em Pedagogia e possui doutorado em Psicologia Escolar, autora de diversos livros sobre educação e psicologia moral e trabalha com temáticas como convivência escolar, ética e bullying. Participam deste podcast o jornalista e editor do jornal da Unesp, Pablo Nogueira e Martha Morais, gerente de projetos e redes sociais da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
63:16 10/6/23
[Prato do Dia #55] Chat GPT: Avanços e impactos da Inteligência Artificial na sociedade, com João Paulo Papa
João Paulo Papa é docente do Departamento de Computação da Unesp, no câmpus de Bauru, membro do conselho científico do Instituto Avançado de Inteligência Artificial e pesquisador do CNPq e da Fundação Humboldt, da Alemanha. O professor tem dois estágios de pós-doutorado, pela Unicamp e pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, além de ter fundado duas start-ups na área de inteligência artificial. Participam desta edição os jornalistas Marcos do Amaral Jorge e Fabio Mazzitelli, ambos da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
51:44 9/15/23
[Prato do Dia #54] A física nuclear e a energia nuclear, com Diógenes Galetti
No embalo do filme Oppenheimer, sucesso do cinema que conta a história do Projeto Manhattan e da construção das primeiras bombas atômicas, o professor Diógenes Galetti é o convidado desta edição do Podcast Prato do Dia para explicar um pouco sobre física nuclear e como seus conhecimentos são aplicados na construção de bombas, assim como para debater as questões morais e filosóficas por trás dessa aplicação do conhecimento científico. A conversa do docente é com os jornalistas Malena Stariolo e Fabio Mazzitelli, da Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI) da Unesp.
67:25 9/8/23
[Prato do Dia #53] Preservação e destino da Amazônia, com o professor e ativista Rodolfo Salm
Rodolfo Salm, formado em Biologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, doutor em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia e professor de Ecologia na Faculdade de Biologia da Universidade Federal do Pará, câmpus de Altamira. Pesquisador de Palmeiras Amazônicas, trabalha há 27 anos na Terra Indígena dos Caiapós, ativista na preservação da Floresta Tropical Amazônica, colunista da sessão de meio ambiente do jornal Correio da Cidadania e se tornou um dos principais críticos dos impactos ambientais gerados pela Usina Hidrelétrica Belo Monte. Participam deste podcast os jornalistas Pablo Nogueira e Marcos Jorge do Amaral, ambos da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
52:49 8/21/23
[Prato do Dia #52] Superbactérias, com o professor Gabriel Berg de Almeida
O professor Gabriel Berg de Almeida, da Faculdade de Medicina do câmpus de Botucatu, detalhou as principais preocupações em torno do uso indiscriminado de antibióticos e o surgimento das bactérias multirresistentes, as chamadas "superbactérias", em conversa com o professor e médico veterinário José Paes de Almeida Nogueira Pinto e o jornalista Fabio Mazzitelli, da ACI Unesp. Gabriel Berg de Almeida é infectologista com especialização em infecção hospitalar e tem atuado em pesquisas sobre o tema.
50:35 8/9/23
[Prato do Dia #51] Arte Barroca: Origens e Influências culturais, com Percival Tirapeli
Percival Tirapeli é professor titular no Instituto de Artes da Unesp, doutor pela escola de Comunicações e Artes da USP, bacharel e licenciado em Desenho e Plástica e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Possui experiência em artes, focada em pintura e história da arte, autor de 25 livros sobre arte brasileira e especialista no período barroco, atua nos seguintes temas: arte brasileira, patrimônio artístico e cultural, arte e arquitetura religiosa. Como artista plástico, trabalha desde 1975 e participou de duas Bienais Internacionais de São Paulo; expôs individualmente em São Paulo, Brasília e Roma. Como curador, trabalhou na concepção e curadoria em diferentes museus, principalmente sobre arte barroca. Organiza e coordena palestras e eventos acadêmicos nacionais e internacionais sobre arte e patrimônio sacro latino-americano.
57:26 7/20/23
[Prato do Dia #50] Os Biomas do Brasil, com o ecólogo Mauro Galetti
O biólogo e ecólogo Mauro Galetti, professor do Instituto de Biociências da Unesp no câmpus de Rio Claro, analisa a biodiversidade e os biomas brasileiros sob a perspectiva das mudanças climáticas. Participam deste podcast os jornalistas Fabio Mazzitelli e Pablo Nogueira, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
51:01 7/6/23
[Prato do Dia #49] Mercado de livros no Brasil, com o diretor-presidente da Editora Unesp, Jézio Hernani Bonfim Gutierre
Jézio Hernani Bonfim Gutierre, diretor-presidente a Editora Unesp, explica aspectos relacionados ao mercado de livros no Brasil e seus respectivos desafios. Jézio é economista formado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, possui mestrado em filosofia pela Universidade de Cambridge, também mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência e doutorado em Filosofia ambos pela Unicamp. De 2001 a 2015 exerceu a função de editor executivo da Fundação e Editora da Unesp e desde 2015 responde pelo cargo de diretor-presidente da fundação e paralelamente mantém a função de publisher da mesma instituição. Participam desta edição: José Paes de Almeida, assessor da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, e Martha Morais, gerente de projetos e redes sociais também da ACI Unesp.
63:07 6/30/23
[Prato do Dia #48] Crescimento do protestantismo e transição religiosa no Brasil, com Edin Sued Abumanssur
Edin Sued Abumanssur é o convidado deste Podcast Prato do Dia para falar sobre crescimento do protestantismo e transição religiosa no Brasil. Edin é doutor em ciências sociais e pesquisador especializado na temática do protestantismo e do pentecostalismo, sendo coordenador de um grupo de estudos desta área, e também é coordenador do programa de estudos pós-graduados em ciência da religião da PUC. Edin também possui formação acadêmica em teologia, no nível de graduação e pós-graduação. Participam desta edição: Pablo Nogueira, editor-chefe do Jornal da Unesp, e o jornalista Fábio Mazzitelli, jornalista da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
57:16 6/13/23
[Prato do Dia #47] Estudos do Universo e energia escura, com Rogerio Rosenfeld
O convidado desta entrevista é Rogerio Rosenfeld, professor livre-docente do Instituto de Física Teórica da Unesp, do qual foi vice-diretor e diretor. Também foi vice-diretor e diretor da Sociedade Brasileira de Física e diretor da União dos Físicos de Países de Língua Portuguesa, e é integrante da colaboração internacional de pesquisa Dark Energy Survey, que como o nome diz tem como objeto a energia escura. Neste podcast Prato do Dia, o especialista aborda diferentes pontos sobre cosmologia, energia escura e outros estudos do Universo. Participam deste podcast: Pablo Nogueira, editor-chefe do Jornal da Unesp, e Malena Stariolo, jornalista da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
55:13 5/26/23
[Prato do Dia #46] Programa discute impacto das novas tecnologias na forma e na qualidade do trabalho no século XXI
Carlos Juliano Barros, coordenador de jornalismo da ONG Repórter Brasil e colunista do UOL, onde nos últimos anos tem abordado diversas questões relacionadas ao trabalho é o convidado desta edição do Podcast Prato do Dia. Em 2019, Carlos dirigiu o documentário “GIG, a uberização do trabalho”, que discute o crescimento mundial do trabalho mediado por aplicativos. Participam desta edição os jornalistas Marcos Jorge e Priscila Haikal, ambos da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
47:26 5/19/23
[Prato do Dia #45] Solidão e solitude no pós-pandemia
A psicóloga Juliene de Cassia Leiva, integrante do grupo técnico de saúde da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador da Unesp, é a convidada desta edição para falar sobre solidão e solitude. Como foi, ou está sendo, o retorno às atividades presenciais nestes tempos de pós-pandemia de covid-19? Juliene é uma das profissionais de saúde que acompanham de perto o andamento do programa De Setembro a Setembro, que tem a finalidade de promover o bem-estar e a saúde mental da comunidade universitária. Participam desta edição os jornalistas Aline Vessoni e Fabio Mazzitelli, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
48:44 4/27/23
[Prato do Dia #44] 40 anos do Movimento Diretas Já, com o professor da Unesp Milton Lahuerta
Milton Lahuerta, coordenador do Laboratório de Política e Governo da Unespe docente da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Araraquara da Unespé o entrevistado desta edição do Podcast Prtato do Dia, o qual trata sobre os 40 anos do Movimento Diretas Já, iniciado a partir de uma ampla frente democrática que contava os dias para o fim da ditadura instalada no Brasil em 1964. Lahuerta é graduado em ciências sociais pela USP, mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em Ciência Política pela USP. Ingressou naUnesp como professor de Teoria Política no câmpus de Araraquara em 1984, ano que se tornaria um marco da reabertura democrática e do Movimento Diretas Já, o assunto desta edição do Prato do Dia. Participam deste podcast o jornalista e editor do Portal Unesp, Fabio Mazzitelli, e o jornalista e editor da plataforma Podcast Unesp, Renato Coelho.
60:21 4/14/23
[Prato do Dia #43] Análises Jurídicas Sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil
José Henrique Rodrigues Torres, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, é o convidado desta edição especial do Podcast Prato do Dia, o qual irá celebrar em dois programas, o Dia Internacional da Mulher (8/3). Nesta entrevista, o desembargador fala sobre as condições jurídicas dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil, quais avanços foram feitos na área e quais questões ainda precisam ser superadas. Participam deste podcast, a jornalista Malena Stariolo e o jornalista Fabio Mazzitelli, ambos da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
61:01 3/31/23
[Prato do Dia #42] Perspectivas Médicas Sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil
Claudia Garcia Magalhães, médica obstetra da Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu, é a convidada desta edição especial do Podcast Prato do Dia, o qual irá celebrar em dois programas, o Dia Internacional da Mulher (8/3). Nesta entrevista, a médica obstetra fala sobre as perspectivas médicas dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil, quais avanços foram feitos na área e quais estigmas ainda precisam ser superados. Participam deste podcast, a jornalista Malena Satriolo e a editora de arte Andréa Cardoso, ambas da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
46:19 3/17/23
[Prato do Dia #41] Taxação sobre grandes fortunas e as injustiças do sistema tributário no Brasil
Qual é a necessidade e a viabilidade de taxação das grandes fortunas no Brasil? O podcast Prato do Dia vai tentar responder a esta pergunta em uma conversa com o professor José Murari Bovo, da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus da Unesp em Araraquara. Cientista social e sociólogo, professor Bovo tem entre os seus temas de pesquisa as finanças públicas e o federalismo fiscal e é profundo conhecedor do contexto de injustiça tributária que existe no Brasil. O que pode ser feito para mudar um sistema tributário em que aqueles que têm menos renda, os mais pobres, acabam pagando proporcionalmente mais impostos? Taxar grandes fortunas ou, como diz o ministro da Fazenda Fernando Haddad, colocar o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda? Participam desta edição os jornalistas Aline Vessoni e Fabio Mazzitelli da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
41:09 3/3/23
[Prato do Dia #40] Por que o homem briga por religião?
Os jornalistas Fabio Mazzitelli e Pablo Nogueira, da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, conversam neste podcast sobre religião, história e coexistência pacífica com o professor Ivan Esperança Rocha, da Faculdade de Ciências e Letras do câmpus de Assis da Unesp. O docente é cofundador da Associação Brasileira de História das Religiões e um dos coordenadores do Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da Unesp.
53:10 2/17/23
[Prato do Dia #39] Década dos Oceanos, com o professor e especialista em oceanografia Alexander Turra
Alexander Turra, professor do Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo, tem experiência nas áreas de ecologia marinha, oceanografia biológica e gerenciamento costeiro, atuando com conservação marinha, impacto ambiental marinho ecologia de populações marinhas.  Além disso, Turra é coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza. Participam do Podcast o editor do Jornal Unesp, Pablo Nogueira e o jornalista Marcos do Amaral Jorge, ambos da Assessoria e Comunicação de Imprensa da Unesp.
01:30 2/2/23
[Prato do Dia #38] Dia Nacional da Visibilidade Trans
Nesta edição especial do Prato do Dia, o Podcast da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp, a pauta é o "Dia da Visibilidade Trans", a importância dessa data e qual é a realidade das pessoas trans na Unesp. No dia 29 de janeiro de 2004 foi realizado, em Brasília, um ato nacional para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”, promovida pelo Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde em colaboração com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, a ANTRA. Desde então, a data marca a celebração do Dia da Visibilidade Trans, quando é relembrado o orgulho, a existência e a resistência da comunidade trans e travesti no Brasil. Os convidades desta entrevista são: Erika Matheus, mulher trans preta, de Candomblé, que atualmente está finalizando a graduação em Letras no câmpus da Unesp em Araraquara e fazendo mestrado em Linguística e Língua Portuguesa. Erica é feminista interseccional, educadora e ativista social. E também Giovani Pagnano, homem trans masculino, educador, formado em ciências sociais na Unesp de Marília. Atualmente faz mestrado no Programa de Psicologia da Unesp, no campus de Assis. Giovani pesquisa Processos Psicossociais e de Subjetivação na Contemporaneidade e é integrante do grupo de pesquisa Psicologia, Coletivos e Culturas Queer. Participam do podcast as jornalistas Malena Stariolo e Priscilla Auilo Haikal, ambas da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.
01:30 1/30/23
[Prato do Dia #37] Uma visão humanitária dos refugiados, com William Torres Laureano da Rosa
Para pôr em perspectiva o que é ser refugiado no Brasil, internacionalmente reconhecido como um país acolhedor, esta edição do Prato do Dia entrevistou o professor William Torres Laureano da Rosa, doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Sussex (Inglaterra) e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas que atua como assistente de elegibilidade do escritório da ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, em São Paulo. Participam do podcast os jornalistas Fabio Mazzitelli e Priscilla Auilo Haikal, ambos da Assessoria e Comunicação de Imprensa da Unesp.
01:30 1/19/23

Similar podcasts